São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselhos fiscalizam hospitais

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Representantes de sete conselhos regionais da área da saúde fizeram ontem uma "vistoria" em dois hospitais municipais, o de Vila Nova Cachoeirinha (zona norte) e o de Vila Maria (zona leste).
O primeiro é referência para obstetrícia e ginecologia. O segundo está há seis meses sob administração da Escola Paulista de Medicina em convênio com a prefeitura.
Os conselheiros concluíram que o de Nova Cachoeirinha funciona bem, mas poderia atender melhor se contasse com mais verbas.
"Quando abastecido com recursos e infra-estrutura, os hospitais melhoram o desempenho e o atendimento", disse Floriano Nuno Pereira Filho, do Conselho de Psicologia.
Com essa tese, os conselheiros –de Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social e Fisioterapia– querem manifestar sua posição contrária à terceirização da saúde proposta pela prefeitura. As vistorias continuam hoje.
O hospital de Cachoeirinha tem 180 leitos e recebe R$ 350 mil por mês. O de Vila Maria tem 280 leitos e recebe R$ 900 mil. Wagner Silvestrini, diretor-clínico, diz que todos os leitos estão ativados e os recursos estão sendo suficientes.
No sábado, o hospital Ermelino Matarazzo, também da prefeitura, foi visitado pelo ministro Adib Jatene e o secretário estadual José da Silva Guedes. Em outubro passado, segundo o Sindicato dos Médicos, o hospital tinha um déficit de 220 médicos e 178 auxiliares de enfermagem; 105 leitos estavam desativados.
(AB)

Texto Anterior: Saúde de SP gera disputa entre Estado e prefeitura
Próximo Texto: Ministério apura internações em Rio Preto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.