São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Foguete da China explode com satélite

Foguete levava satélite dos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um foguete chinês da classe Longa Marcha 2E, carregando um satélite de comunicações, explodiu na última quinta-feira.
O acidente representa um duro golpe nas ambições do projeto espacial chinês, que passa a ter sua competência questionada num negócio que envolve bilhões de dólares.
A explosão espalhou destroços do foguete e do satélite por uma imensa área.
O satélite Apstar-2, fabricado pela empresa norte-americana Hughes, pertencia a Hong Kong. Ele retransmitiria sinais de televisão, telefone e comunicação de dados para a Ásia, Europa, África do Norte e Austrália.
O acidente foi televisoinado para todo o mundo. Depois do acidente, a televisão oficial cortou todas as referências sobre o lançamento.
O lançamento havia ocorrido de maneira suave e completamente dentro do programado. A explosão aconteceu 45 segundos depois, aparentemente no momento de separação do primeiro estágio do foguete.
O projeto de lançamentos comerciais chinês, que atualmente oferecem uma redução no seu preço, têm passado por vários contratempos embaraçosos, incluindo a interrupção no último minuto da contagem regressiva em 1992, que também foi transmitido ao vivo.
O porta-voz do ministério do Exterior Shen Guofeng disse que as causas da explosão estão sendo investigadas.
Segundo ele, a causa do desastre foi algum problema técnico, que não afetará a credibilidade dos lançadores chineses no exterior.

Texto Anterior: Pessoas resistentes têm gânglios preservados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.