São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IPC-r já acumula 24,11%

O IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor em real) de janeiro ficou em 1,67%, acumulando uma variação de 24,11% desde julho de 94, quando foi lançado o real.
Esse percentual vai corrigir os salários das categorias de trabalhadores com data-base em fevereiro. Além do IPC-r, devem também ser calculadas perdas em URV em 12 meses e de março a junho, conforme regras estabelecidas pela lei 8.880/94. Podem ser negociados aumentos reais.
O IPC-r é obrigatório para os salários só na primeira data-base após o real. Na seguinte já valerá exclusivamente a livre negociação.
O índice também reajusta as aposentadorias e pensões do INSS, mas só será aplicado em maio próximo, com base na variação acumulada de julho de 94 a abril de 95. Com inflação média de 1,5% ao mês, chegaria a 29,78% até lá.
O IPCA-Especial, sempre divulgado junto com o IPC-r, só virá a público no final de março porque a Ufir (Unidade Fiscal de Referência), atrelada a este índice de preços do IBGE, passou a ser corrigida trimestralmente.

Texto Anterior: Mudar datas é a solução
Próximo Texto: Prazo se encerra no dia 15
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.