São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria de escolas é gratuita e aceita iniciantes

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos corais de São Paulo não cobra nada e não exige experiência anterior dos interessados em começar a cantar.
``Cantar em coral é um lazer gratuito em muitas escolas. Por isso, muita gente está começando a cantar", afirma Luiz Celso Rizzo, regente do coral da Faap.
Mas poucas escolas de canto de São Paulo que têm corais para iniciantes estão com inscrições abertas. A maioria abre vagas apenas a partir de 96.
As exceções são o coral da Faap (Higienópolis, região central), a Teca, Oficina de Música (Pinheiros, zona oeste) e a Escola de Música Espaço Cultural (Sumaré, zona oeste).
Crianças e idosos podem encontrar corais ``especializados". O Sesc Consolação (região central) tem corais para crianças e para a terceira idade. As inscrições estão abertas, e os corais são de graça. Pessoas com mais de 45 anos também podem fazer parte do coral do Sesc Pompéia (zona oeste).
Não existe uma faixa etária rígida para ingressar em corais de adultos. A maioria dos regentes diz que aceita alunos adolescentes.
Os únicos candidatos que costumam ser rejeitados são os adolescentes homens que ainda estão em processo de formação de voz.
A Universidade de São Paulo mantém uma oficina-coral para preparar alunos para o Coralusp. O iniciante faz um teste para ingressar no coral e, se não for aprovado, ele ingressa na oficina. O coral da USP é uma porta para a profissionalização.
A opção para quem prefere montar seu coral em casa são os professores particulares. Vários regentes vão até a casa dos integrantes para dar aulas.
O preço por duas horas semanais de aula varia de R$ 400 a R$ 600 por mês.
(LM)

Texto Anterior: Gordura pode ajudar na voz
Próximo Texto: Museu francês oferece intercâmbios ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.