São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
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Testes comparativos

MARILENA LAZZARINI

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), entidade civil e independente com cerca de 30 mil associados, vem executando uma série de testes comparativos de produtos e serviços visando fornecer informações confiáveis aos consumidores, facilitando a melhor escolha no momento da compra.
Testes comparativos são um conjunto de análises ou avaliações de características de produtos ou serviços de funções semelhantes.
O Idec se coloca como um "consumidor especialista", sem contudo pretender assumir o papel que cabe às empresas, em zelar pela qualidade dos seus produtos e serviços ou aos órgãos governamentais, que têm a atribuição de fiscalizar o mercado.
Atuando no final da cadeia produtiva (na fase de consumo), verificando a qualidade e o preço dos produtos e serviços, comparando-os entre os do mesmo tipo, o Idec oferece aos consumidores informações que dificilmente esses obteriam individualmente.
Já foram realizados cerca de 50 testes comparativos de produtos alimentícios, de higiene e limpeza, de automotivos, de vestuário, de utilidades domésticas, de planos de saúde e serviços bancários etc.
Alguns desses testes vêm contribuindo para o aprimoramento das normas técnicas e dos regulamentos dos órgãos governamentais. Três bons exemplos são os testes comparativos de chuveiros elétricos, alimentos dietéticos e preservativos, cujos subsídios técnicos contribuíram para aperfeiçoar as normas que regulamentam esses produtos.
Os resultados, assim como outras informações dos consumidores, são divulgados pela Revista Consumidor S.A.
Para a viabilização dos testes e da revista, além da anuidade dos associados, o Idec vem contando com o apoio da Finep - (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério de Ciência e Tecnologia e também do CNPq. Até o final de 1996, o Idec tem programado 36 testes comparativos de produtos e serviços.
Para implementar a integração entre as associações de consumidores da América Latina e Caribe, a "Consumers International" realiza até o dia 6 de outubro a 3ª Conferência Regional do Movimento de Consumidores da América Latina e Caribe.
A "Consumers International" é a entidade que congrega as principais associações de consumidor do mundo inteiro. A 3ª Conferência acontece em São Paulo na sede do Parlatino. As duas conferências anteriores foram realizadas em Montevidéu (Uruguai) e Santiago do Chile.
A Conferência da C.I. torna-se um excelente momento para as entidades e movimentos de defesa do consumidor da América Latina e Caribe promoverem uma maior integração de informações entre si e uma grande oportunidade para aprender as experiências das associações da Europa e EUA.

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