São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurantes e bares mudam para `driblar' decreto antifumo

DA REPORTAGEM LOCAL

Restaurantes e bares de São Paulo estão fazendo modificações para permitir que seus clientes fumem, mas sem desrespeitar o decreto antifumo da prefeitura.
A pizzaria Bonde Paulista, nos Jardins (zona oeste da cidade), por exemplo, colocou mesas em uma área externa, onde antes funcionava o estacionamento.
``Com o decreto, começamos a ter problemas com clientes, principalmente os mais cativos, que chegavam a ter uma relação de amizade. Eles não entendiam a proibição. Então colocamos mesas com guarda-sol na área externa. Quem não quer sentar fora come dentro, mas pode tomar um café e fumar um cigarro após a refeição na área externa", diz Gilberto de Mello, 40, proprietário da pizzaria.
Outras casas também estudam mudanças para respeitar o decreto sem perder os clientes fumantes.
Os proprietários da choperia Carraspana, na Vila Nova Conceição (zona sul), pretendem ocupar a área onde fica o jardim da casa para colocar mesas para os clientes fumantes.
Walter Dario do Amaral Júnior, 30, um dos sócios da choperia, diz que há a possibilidade de ``abrir o teto de metade da área fechada".
Segundo Amaral, no futuro, a choperia pode retirar as refeições do cardápio e manter apenas a atividade de venda de bebidas. ``Assim estaríamos fora do decreto."
Fiscais da Coati, órgão responsável pela fiscalização do decreto antifumo, vistoriaram ontem oito estabelecimentos no Campo Limpo (zona sul) e nas marginais Tietê (zona norte) e Pinheiros (zona oeste). Ninguém foi multado.
Desde o início do decreto, já foram fiscalizados 147 estabelecimentos. Doze foram multados por não ter cartazes com aviso da proibição do fumo. Apenas uma pessoa foi multada. A multa -de R$ 379,00- foi cassada pela Justiça.

Texto Anterior: Saiba quem é Francis Davis
Próximo Texto: O PENSAMENTO DE FRANCIS DAVIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.