São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme abre `evento Bressane'

DA REPORTAGEM LOCAL

A pré-estréia de ``O Mandarim", marcada para 6 de novembro no Espaço Banco Nacional de Cinema, dará início a um grande evento sobre o cineasta Júlio Bressane, 49.
Haverá um ciclo completo de sua obra -19 longas-metragens, além de curtas e vídeos- de 7 a 11 de novembro na Sala Cinemateca (r. Fradique Coutinho, 361, Pinheiros), e de 7 a 16 de novembro, no anexo do Espaço Banco Nacional de Cinema (r. Augusta, 1.470, Cerqueira César).
Acompanhando a mostra, uma grande exposição de fotos e cartazes estará no saguão do Espaço Banco Nacional e na sala de exposições do anexo.
Na noite da pré-estréia de ``O Mandarim" deverá ser lançado o livro ``Bressane: Cinepoética", com textos de autores das mais diversas áreas, numa tentativa de abarcar a pluralidade da obra do diretor.
Entre os autores que têm textos no livro estão os poetas Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Régis Bonvicino e Torquato Neto; os compositores Caetano Veloso, Lívio Tragtemberg (que compôs a música de ``O Mandarim") e Péricles Cavalcanti; os estudiosos de cinema Jean-Claude Bernardet, Ismail Xavier, Carlos Adriano e Josette Monzani; os críticos Sérgio Augusto e Fernão Ramos; o cineasta Ivan Cardoso; o ator Guará; a cantora Gal Costa; o professor de literatura Antonio Medina e a filósofa Olgária Mattos.
A organização do livro, que será lançado pela Massao Ohno, é de Bernardo Vorobow, programador de filmes da Cinemateca Brasileira.
O ``evento Bressane" é promovido pela Cinemateca em conjunto com o Espaço Banco Nacional de Cinema, e tem apoio da Folha. ``O Mandarim" entra em cartaz em São Paulo, Rio e Belo Horizonte em 10 de novembro.

Texto Anterior: `O Mandarim' faz cinema com MPB
Próximo Texto: Mano faz da visão um botão disparador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.