São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucio Costa lança suas memórias do Brasil

MARA GAMA
EDITORA ADJUNTA DA ILUSTRADA

Livro: Lucio Costa - Registro de Uma Vivência
Organização: Maria Elisa Costa
Páginas: 608
Preço: R$ 100
Lançamento: hoje, a partir das 19h
Onde: IAB (r. Bento Freitas, 306, Centro)

Ensaios, fotografias, cartas e desenhos do mais importante arquiteto e urbanista brasileiro compõem o livro ``Lucio Costa - Registro de Uma Vivência".
O volume -preparado com a colaboração de Maria Elisa Costa, filha de Lucio- será lançado em hoje, a partir das 19h no Instituto dos Arquitetos do Brasil.
O livro traz a marca da personalidade do idealizador de Brasília: revela-se sem autopromoção, com a sem-cerimônia de quem simplesmente organiza velhos diários.
``Se tive alguma evidência, é apesar de mim e não por culpa minha", já disse em entrevista.
O resultado, precioso, é um panorama fragmentado da história do Brasil deste século.
Costa nasceu em Toulon, na França, em 1902. Cursou a Escola de Belas Artes, no Rio, e foi seu diretor nos anos 30.
Trabalhou como chefe dos Estudos de Tombamento do Patrimônio Histórico, foi o responsável pela construção do prédio do Ministério da Educação, em 1937, do conjunto residencial Parque Guinle, nos anos 40, e do projeto de urbanização da Barra da Tijuca, no Rio, no fim dos anos 60.
Quando esteve à frente da Escola Nacional de Belas Artes, propôs o que chamou de ``transformação radical" no ensino da arquitetura no país: ``A divergência entre a arquitetura e a estrutura (...) tem tomado proporções simplesmente alarmantes. (..) Nos verdadeiros estilos, arquitetura e construção coincidem. E quanto mais perfeita a coincidência, mais puro o estilo. O Parthenon, Reims, Santa Sofia, tudo construção, tudo honesto, as colunas suportam, os arcos trabalham. Nada mente. Nós fazemos exatamente o contrário (...)"
O livro pode ser lido cronologicamente -tem história e é suficientemente bem escrito para manter o interesse do leitor. E está condenado a ser um dos mais importantes volumes de consulta sobre a arquitetura brasileira.

Texto Anterior: Imobiliárias prometem vida nova
Próximo Texto: Roteiros escritos por Paul Auster saem no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.