São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuhrman está sob investigações

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo dos EUA está investigando possíveis crimes de violação de direitos civis cometidos pelo detetive Mark Fuhrman.
O anúncio foi feito ontem pela porta-voz da Secretaria da Justiça, Myron Marlin. Segundo ela, a investigação começou há algumas semanas, mas foi mantida em segredo até agora para evitar interferir no caso Simpson.
Fuhrman é o detetive que diz ter encontrado uma das luvas usadas pelo assassino de Nicole Brown e Ronald Goldman no quintal da casa de Simpson.
A defesa de Simpson o acusou de ter retirado a luva do local dos crimes e de levá-la para a casa do réu para incriminá-lo por ser racista. Em seu testemunho no tribunal, Fuhrman negou ser racista e que tivesse usado nos últimos dez anos a expressão pejorativa ``nigger" (equivalente a "crioulo).
A defesa obteve fitas de áudio de cinco anos atrás, nas quais o detetive é ouvido usando a expressão ``nigger" dezenas de vezes.
Nas fitas, Mark Fuhrman também faz referências a diversos episódios em que ele diz ter usado sua condição de policial de maneira abusiva.
As fitas foram feitas quando o detetive trabalhava como consultor de uma roteirista de filmes de ficção.
(CELS)

Texto Anterior: Caso fez a mídia mudar sua conduta
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.