São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bósnia usa armas pesadas próximo a Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tropas do governo bósnio usaram ontem armas pesadas na região de 20 km em torno de Sarajevo, que faz parte da ``área de segurança" decretada pela ONU.
O Exército bósnio utilizou as armas nessa região em apoio aos combates que começou a travar com os separatistas sérvios na cidade de Trnovo, 35 km a sudoeste da capital bósnia. Segundo a ONU, os combates ameaçavam atingir Sarajevo.
Em setembro, os sérvios foram obrigados pela ONU a retirar suas armas pesadas da região. A Otan (a aliança militar ocidental) atacou os sérvios para acelerar a retirada.
As forças do governo tinham se comprometido a não usar suas armas pesadas em torno de Sarajevo para promover ataques.
Os sérvios pediram para poder recolocar suas armas pesadas na região para se defender do Exército bósnio. A ONU negou o pedido.
As Nações Unidas disseram que vão protestar veementemente junto à Bósnia por causa do ataque.
O governo bósnio quer tomar Trnovo porque a região fica no caminho de Gorazde, cidade muçulmana com 60 mil habitantes que é cercada pelos sérvios.
As Nações Unidas disseram que os combates devem ter sido iniciados pelos bósnios, em uma ofensiva para tomar a região. Anteriormente, a ONU tinha culpado os sérvios pelo início dos combates.
O Exército bósnio, aliado a forças croatas, tomou 20% do território do país, ficando com o controle de metade da Bósnia.
O secretário da Defesa dos EUA, William Perry, disse ontem que ministros da Defesa dos países que fazem parte da Otan vão se reunir nesta semana em Williamsburg (EUA) para discutir o treinamento militar do Exército bósnio.
Segundo Perry, a força treinada substituiria uma futura força de paz da Otan em nove meses.
A força de paz da aliança existiria até o governo bósnio poder se defender. Perry não disse quem faria o treinamento militar.

Texto Anterior: Bomba fere presidente da Macedônia e mata motorista
Próximo Texto: Fenda põe em risco oceano em Mururoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.