São Paulo, quinta-feira, 5 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

SP tem menor inflação em 22 anos

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os preços subiram 0,74% em setembro no município de São Paulo. Desde dezembro de 1973, ou seja, há quase 22 anos, São Paulo não tinha uma taxa de inflação tão baixa.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que pesquisa preços entre as famílias com renda até 20 salários mínimos (R$ 2.000,00).
Neste mês, a inflação voltará a subir. A previsão é de taxa próxima a 1,5%.
Heron do Carmo, economista responsável pela pesquisa de preços da Fipe, diz que houve tendência generalizada de queda de preços em setembro, em relação a agosto. A exceção ficou por conta dos transportes.
O setor teve aumento de 0,24% no mês passado. A alta ocorreu devido ao reajuste de preços dos combustíveis. A pressão deve continuar em outubro.
O setor de vestuário ainda registrou queda de preços em setembro (-0,48%), mas uma taxa bem menor do que a redução de 5,46% verificada em agosto.
Os preços do vestuário também subirão em outubro, devido à chegada às lojas dos artigos da moda primavera-verão.
Os alimentos foram os principais responsáveis pela desaceleração da taxa. No mês passado, os preços do setor caíram 0,27%. Entre as quedas, a mais acentuada foi a dos produtos ``in natura", que ficaram 4,15% mais baratos para os paulistanos.
Os hortifrútis estão com preços elevados desde a geada do ano passado. Com a acomodação generalizada dos preços no Plano Real, os atravessadores estão diminuindo a margem de lucro e oferecendo produtos mais em conta, segundo o economista da Fipe.
O comportamento dos preços dos alimentos neste mês pode não ser tão favorável quanto em setembro. A maior pressão no bolso dos consumidores virá da carne, produto que sempre sobe neste período do ano, devido à menor oferta.
Com a taxa de 0,74% em setembro, a inflação acumulada de 95 subiu para 18,52%. Em 12 meses, a taxa é de 27,56%.
A tendência para os próximos meses é de redução da taxa acumulada em 12 meses, uma vez que em outubro e novembro de 94 a inflação esteve acima de 3%.
Em Belo Horizonte, os preços subiram 0,88% em setembro e acumularam 27,83% nos últimos 12 meses, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo do Ipead (Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas).

Próximo Texto: Dia da criança; Nova acusação; Correio eletrônico; Depois da divisão; Negócio seguro; Plano de expansão; Novas perspectivas; Presença confirmada; Folha eletrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.