São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula critica racismo em cidade de maioria negra

Petista visita local remanescente de quilombo em Minas

GEORGE ALONSO
ENVIADO ESPECIAL A CHAPADA DO NORTE (MG)

O petista Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem, em sua 11ª Caravana da Cidadania, o racismo em Chapada do Norte, cidadezinha remanescente de um quilombo, no Vale do Jequitinhonha, em que 80% dos 17 mil habitantes são negros, mas o prefeito é branco -do PFL.
``Se não fosse a resistência de Zumbi há 300 anos, o negro estaria pior", disse Lula, convocando a população de Chapada a ``brigar por seus direitos". O petista afirmou ainda que basta ver a ação da polícia para perceber a discriminação: ``Entre um branco e um preto, ela prende primeiro o preto."
O prefeito Paulo Roberto Soares não foi ao comício de Lula, que reuniu cerca 500 dos 2.500 moradores da zona urbana.
Três comerciantes brancos, com verba para campanhas, dominam a política local desde 1962, quando o lugar se emancipou de Minas Novas.
Na eleição presidencial de 1994, 60% dos eleitores votaram em Fernando Henrique Cardoso.
Em 1989, quando Fernando Collor derrotou Lula, em Chapada do Norte o petista ganhou nos dois turnos, com 65% e 55% dos votos.
O vilarejo surgiu de um quilombo -esconderijo de escravos fugitivos dos senhores do ouro na vizinha Minas Novas.
A maioria negra fez festa para Lula, com apresentação de congada, capoeira e o canto do hino nacional só na voz de Eva Alvez, 40, chefe da congada.
Lula também defendeu a reforma agrária e recebeu documento de posseiros locais.
À tarde, Lula foi a Itinga, única cidade na rota da caravana que é governada pelo PT.
O município, com 23 mil habitantes, contratou em julho a médica cubana Alicia Gell, 40, especialista em parasitologia, para implantar um sistema de saúde domiciliar.
O ``plano petista-cubano" passa pela inauguração parcial de um hospital, treinamento de agentes de saúde e palestras sanitárias a pacientes que esperam consultas.

Texto Anterior: Jarbas Vasconcelos adere ao PSDB e pode abrir crise entre os tucanos
Próximo Texto: Suspeito comprou detonador de bomba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.