São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços sobem 0,29% em supermercados de SP

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os preços praticados pelos supermercados e hipermercados de São Paulo não tiveram grandes alterações nesta semana.
Nos supermercados, houve reajuste de 0,29%, após queda de 0,24% na semana anterior. Nos hipermercados, recuo de 0,61% (alta de 0,41% na semana anterior).
Os dados são da pesquisa semanal do Datafolha em 18 supermercados e 18 hipermercados no município de São Paulo.
Apesar da relativa estabilidade dos preços, a pesquisa mostra que os consumidores precisam ter muito cuidado ao comprar. A comparação ainda é indispensável.
Devido às constantes promoções, as diferenças de preços passam de 100% entre estabelecimentos (um sabonete de 90 gramas da mesma marca custa 123% mais de um supermercado para outro).
Os alimentos são os grandes responsáveis pela estabilização. Vários produtos, que em anos anteriores já estariam com preços maiores devido à entressafra, ainda estão estáveis ou até em queda.
Arroz e carne são exemplos. O arroz caiu 2,5% na semana. A boa oferta está segurando os preços.
A estabilização se deve a vários fatores, segundo o analista de mercado Romeu Fiod. O governo está tendo êxito nos leilões, principalmente nos de produto novo.
Os empacotadores não fazem mais estoques, aumentando o volume de arroz nas mãos dos produtores. Estes precisam se desfazer do produto para pagar contas. Com isso, os preços caem.
O mesmo ocorre com a carne. A oferta é boa e a arroba do boi foi negociada em setembro com preços médios de US$ 24,80 em São Paulo, abaixo dos US$ 29,10 do mesmo período de 94.
Outra pesquisa do Datafolha mostra que os preços dos alimentos básicos subiram 0,16% nos supermercados, contra queda de 0,06% na semana anterior.

Texto Anterior: Estado passa por `reengenharia'
Próximo Texto: Mesbla encerra sua reestruturação interna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.