São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resende tem carreira bem-sucedida

JOÃO PEDROSA
DA REVISTA DA FOLHA

Não é à toa que o escultor José Resende considera o material dessa exposição ``uma evolução visível na qualidade formal de seu trabalho". Nos últimos quatro anos, ele se dedicou a inúmeras exposições coletivas internacionais, projetos e encomendas especiais.
Como nome de destaque da escultura nacional, sua carreira é quase uma ilustração das oportunidades existentes no mercado para um artista profissional, bem-sucedido, hoje.
Resende, na juventude, estudou com Wesley Duke Lee e estagiou com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Criou com Duke Lee, Geraldo de Barros, Carlos Fajardo e Frederico Nasser a ``Rex Gallery and Sons", em 1970.
Em 1974, também em SP, fundou o centro de experimentação artística Escola Brasil, com os mesmos Nasser, Fajardo e Luis Paulo Baravelli. Participou de várias Bienais, de Paris (1980), de Veneza (1988), e de SP (1983/1989).
Expôs nos principais museus do país: Masp, em São Paulo, e MAM (Rio e São Paulo). É autor de esculturas públicas de grande porte. Em 1984 realizou três grandes peças para serem expostas no Centro Cultural Banco do Brasil. Já escreveu inúmeros textos nas principais revistas de arte do país.
Pós-graduado na faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Bolsista da fundação Guggenheim, em 1984. Já foi professor do IADE, e do Mackenzie.
Participou da Documenta de Kassel (1992), e em janeiro desse ano, de uma individual na galeria Robert Miller, em Nova York, na mostra chamada ``Latin American Artists of 20th Century".
As nove peças que Resende apresenta agora, no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, são diferentes entre si, em grupos, mas fazem muito sentido não só como exposição, mas também inseridas no contexto geral de sua obra.
(JP)

Texto Anterior: Galeria terá loja especial
Próximo Texto: Arte brasileira vai ilegalmente para fora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.