São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bomba fere general russo na Tchetchênia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O general Anatoli Romanov, chefe das tropas russas na Tchetchênia, ficou gravemente ferido ontem em um atentado a bomba na capital da república separatista.
A explosão ocorreu no momento em que a comitiva de Romanov passava por um túnel no centro de Grozni. Pelo menos duas pessoas morreram. Nove ficaram feridas.
Segundo o deputado Ivan Ribkin, Romanov teve ferimentos sérios na cabeça. ``Se Deus quiser, ele sobreviverá", disse.
O general Romanov, 47, foi operado no hospital de Vladikavkaz, na Ossétia do Norte. A agência de notícias russa ``Interfax" disse que ele corre risco de vida.
Este foi o segundo atentado contra autoridades russas em Grozni em menos de um mês.
Em 20 de setembro, uma bomba explodiu quando a comitiva de Oleg Lobov, o enviado especial do presidente Boris Ieltsin à Tchetchênia, passava por uma ponte.
Lobov sofreu ferimentos leves. Seu motorista morreu.
Ieltsin condenou o ataque de ontem, mas afirmou que as negociações com os rebeldes continuam.
``O presidente acredita que as autoridades tchetchenas vão concordar em breve com um acordo de paz, apesar das provocações e dos atos terroristas", disse o porta-voz russo, Sergei Medvedev.
Segundo o Kremlin (sede do governo), a bomba de ontem explodiu às 12h30 (6h30 de Brasília). Passageiros de um ônibus que passava pelo túnel no momento do ataque também ficaram feridos.
O motorista de Romanov e o seu conselheiro, o coronel Alexander Zaslavski, morreram.
O ministro do Interior da Rússia, Vladimir Vorojtsov, classificou o ato como ``a última tentativa para torpedear o processo de paz".
Russos e rebeldes separatistas assinaram um acordo de desmilitarização em 30 de julho passado para tentar pôr fim a quase dez meses de combates.
Militares do Kremlin e líderes tchetchenos se acusam mutuamente de violar o acordo. ``A guerra segue como antes", afirmou o vice-premiê russo Oleg Soskovets.

Texto Anterior: Líder da Otan pode ser acusado
Próximo Texto: Juiz dos EUA proíbe TV em julgamento; Júri de Andreotti é mantido em Palermo; Ex-general chileno deve ir para a prisão; Tóquio se prepara para um terremoto; Tóquio se prepara para um terremoto; A FRASE; Turcos matam 30 rebeldes curdos; Mortos por furacão nos EUA chegam a 19
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.