São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Crianças influenciam na hora da compra

DA REPORTAGEM LOCAL

Que tal deixar o seu filho comprar um apartamento? A idéia parece absurda, mas não é errado dizer que, muitas vezes, as crianças decidem a escolha de um imóvel.
Indiretamente, é claro. O espaço reservado às crianças é, hoje, um dos fatores que mais influenciam os pais na hora da compra.
As construtoras descobriram isso já há algum tempo. Hoje, é raro encontrar um edifício residencial à venda que não tenha playground, piscina e quadra -ou tudo junto.
Atualmente, o espaço social infantil já não é apenas um complemento do edifício. Ele é concebido desde o momento em que o projeto é discutido com os arquitetos.
Para descobrir as necessidades do comprador em potencial, as empresas realizam pesquisas em seus estandes de venda.
Essa é uma das principais armas que o mercado imobiliário dispõe para convencer os pais de que o imóvel vendido é ``um bom lugar para criar seus filhos".
``Em apartamentos de três ou quatro dormitórios, de padrão médio, a área social infantil é prioridade", diz José Paim de Andrade, diretor da Rossi Residencial.
``Nossos corretores são orientados a vender para a mãe, que tem maior contato com o dia-a-dia da criança", afirma Luiz Fernando Moura, diretor da Brascan.
O aumento da violência e o trânsito caótico de cidades como São Paulo incentivam a concentração de atividades.
O Condomínio Club Ibirapuera, da construtora Brascan, por exemplo, vai oferecer até aulas de ginástica e balé para que os pais percam menos tempo levando seus filhos de um lugar para outro.
``Os playgrounds são as ruas de antigamente", diz Flávio Scas, diretor da construtora Edel.
Por motivos de segurança, espaços públicos como ruas e praças não são vistos com bons olhos pelos pais. Mas não é saudável encerrar a criança dentro de casa.
``O espaço de brincar deve ser uma alternativa ao videogame", afirma a designer Elvira de Almeida, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Porém, se o espaço da criança é hoje influente fator de vendas, não quer dizer que seja prioridade em todos os empreendimentos.
``Às vezes, acaba o dinheiro das obras e as construtoras passam a responsabilidade pelo playground aos moradores", diz Luiz Carlos Napolitano, proprietário da fábrica de brinquedos Plactaplayground.

LEIA MAIS
sobre o espaço da criança na pág. 9-7.

Próximo Texto: Saiba como decorar o quarto das crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.