São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor gera polêmica desde 75

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A polêmica em torno da minissérie ``Decadência" não foi a primeira na qual o dramaturgo Dias Gomes se viu envolvido. As novelas ``Roque Santeiro", ``Mandala" e a minissérie ``O Pagador de Promessas" também enfrentaram problemas.
``O Pagador de Promessas", exibido em abril de 88, teve sua duração reduzida de 16 para 12 capítulos por causa de referências a conflitos de terra e reforma agrária.
Ao contrário do que aconteceu com ``Decadência", as presões -feitas por grupos ruralistas- surgiram depois que a minissérie estava no ar. A emissora suprimiu as cenas em que havia menção a esses problemas.
Em outubro de 87, a adaptação da história de Édipo e Jocasta na novela ``Mandala" trouxe de volta a censura.
O romance entre Édipo (interpretado pelo ator Felipe Camargo) e sua mãe Jocasta (papel da atriz Vera Fischer) sofreu vários cortes -tantos que Dias Gomes, irritado, ameaçou abandonar o texto.
Anos antes, em agosto de 75, o dramaturgo já tivera outro texto interditado. Às vésperas da estréia, a novela ``Roque Santeiro" foi vetada. Só dez anos mais tarde, em junho de 1985, a novela pode ser exibida.
(CG)

Texto Anterior: Roberto Marinho liberou `Decadência'
Próximo Texto: Mininovela estréia em abril
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.