São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economista elaborou Plano Real

DA REPORTAGEM LOCAL

O economista Edmar Bacha, 53, que deixa a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pela segunda vez, foi um dos principais integrantes da equipe econômica que elaborou o Plano Real.
Ele foi o primeiro economista chamado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso quando assumiu o Ministério da Fazenda, em 1993. Bacha trabalhou como assessor especial do ministério, ajudando a criar o Fundo Social de Emergência.
Ele montou uma estrutura para a revisão do Orçamento e ameaçou sair do governo caso o então presidente Itamar Franco implantasse o congelamento de preços no plano econômico.
Com FHC na Presidência, Bacha foi escolhido presidente do BNDES. Um motivo pessoal ajudou-o a aceitar o convite: queria voltar a morar no Rio.
Em seu discurso de posse, sustentou que privatização ampla deveria ser a primeira das reformas, pois traria recursos para o caixa do governo.
Bacha também é conhecido como o criador do termo ``Belíndia" para descrever as desigualdades sociais do Brasil -uma mistura de Bélgica com Índia. Professor da PUC do Rio, ele também presidiu o BNDES no governo Sarney.

Texto Anterior: Bacha considera `tarefa cumprida'
Próximo Texto: Governadores do PT se aliam a Genoino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.