São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia vai testar novo bafômetro no fim do ano

DA REPORTAGEM LOCAL

O Pare (Programa de Redução de Acidentes nas Estradas) fará uma ``campanha de vacinação" no fim do ano com os motoristas brasileiros que dirigem bêbados usando bafômetros descartáveis.
O aparelho, chamado Contralco, é importado da França. Por intermédio do hálito, ele registra num gel a quantidade de álcool no sangue. Se o gel, que é amarelo, ficar verde, é porque o motorista consumiu bebida alcoólica.
Pela lei brasileira, não pode haver mais que 0,8 gramas de álcool por litro de sangue. Isso equivale a três latas de cerveja ou duas doses de bebida destilada. O novo Código Nacional de Trânsito quer baixar o limite de 0,8 g/l para 0,5 g/l.
Segundo a médica Júlia Greve, do Hospital das Clínicas, a margem de erro do aparelho é de 5%. Ele tem a vantagem de evitar a transmissão de doenças infecto-contagiosas. O programa, do Ministério dos Transportes, vai fornecer às polícias rodoviárias pelo menos 400 mil bafômetros desse tipo. Cada um custa R$ 1,60.
Segundo o Ministério dos Transportes, o álcool é responsável por pelo menos 40% dos acidentes de trânsito. A multa para quem dirige embriagado é de 120 Ufirs, o equivalente a R$ 95,42 em outubro. A carteira de habilitação é apreendida por seis meses.

Texto Anterior: Estradas devem receber 2 milhões de carros
Próximo Texto: Via Dutra será fechada na sexta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.