São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notas para serviço são as mais baixas

RODOLFO LUCENA
DA REDAÇÃO

A qualidade do serviço oferecido pelas empresas de informática está abaixo da qualidade dos produtos vendidos.
Esse resultado da pesquisa Datafolha com empresas de grande e médio portes da Grande São Paulo pode servir de alerta para os fabricantes de equipamentos.
Os responsáveis pela área de informática das empresas avaliaram as marcas que utilizam segundo quatro critérios: qualidade e confiabilidade do produto, serviço de suporte do fabricante, custo/benefício do equipamento e qualidade do relacionamento com o fornecedor.
Para cada item, o entrevistado deu nota de 1 a 5, sendo 1 a pior nota. A nota 3 é a mínima satisfatória, a 4 indica um bom equipamento, e a 5, um produto ótimo.
O serviço de suporte do fabricante recebeu as notas mais baixas, em micros e impressoras. Nos micros, em oito casos foi a pior nota da marca; nas impressoras, em cinco.
Em contrapartida, o item qualidade e confiabilidade foi o mais bem avaliado. Nas marcas de micros, esse aspecto teve a nota mais alta em seis casos; nas marcas de impressoras, em cinco.

Micros sem marca
A pesquisa mostra que as grifes internacionais de informática são as preferidas das grandes e médias empresas. Mas os micros sem marca/montados também aparecem com destaque.
Estão em quinto lugar, com 16% das citações. Mas o número é maior: Samsung, por exemplo, com 5%, é marca de monitor e pode indicar um micro sem marca.
A pesquisa demonstra ainda a baixíssima penetração da Apple no mundo corporativo brasileiro. Terceira maior fabricante mundial de computadores pessoais, aparece com apenas 1% na lista das marcas mais usadas.

Entenda a metodologia
A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem probabilística com sorteio aleatório.
A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de seis pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem realizados 100 levantamentos simultâneos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco Paulino e a estatística Renata Nunes Cesar. A direção comercial é de Eneida Nogueira e Silva.
A análise dos dados foi feita por Zuleika Vellosa, a coordenação do campo esteve a cargo de Ana Beatriz C. Ferrari, com planejamento da amostra de Adria Callor.

Texto Anterior: Novell traduz 'NetWare' para o português; HP lança impressora portátil sem fio; HTA traz para o Brasil banco de dados multimídia
Próximo Texto: Conheça as empresas de melhor desempenho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.