São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa auxilia pediatras

JOÃO FAZIO JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Finalmente os pediatras foram lembrados. Para quem está sempre às voltas com fichários e caderninhos com doses de medicamentos, o programa multimídia ``Pediatria - Consulta Rápida" é de grande auxílio em ambiente hospitalar e mesmo em consultório.
O programa, editado pela Artes Médicas, foi instalado em um 486DX2 de 50 MHz -já com o sistema operacional ``Windows 95"- sem nenhuma dificuldade.
Logo no início, o programa fornece uma visão de todas as possibilidades oferecidas, tornando-se auto-explicativo.
A seção Medicamentos é seguramente a de maior utilidade, principalmente em situações que exigem intervenção imediata. As medicações são apresentadas de forma bastante completa (uma verdadeira bula eletrônica).
A seção Temas Amplos aborda mais de 200 patologias (ou situações comuns em pediatria) de maneira bastante completa.
A parte sobre intoxicações, de extrema importância em pediatria pela frequência dos casos, aborda o quadro clínico e o tratamento inicial, facilitando o primeiro atendimento, mesmo em serviços não-especializados.
Há também uma lista de Centros de Intoxicação de todo o país.
A seção Pediatria traz uma série de tabelas. Alguns gráficos que seriam úteis só são encontrados no livro no qual é baseado o CD.
A seção Laboratório mostra, de maneira bem completa, os valores normais dos exames. Inclui, quando pertinente, dados de recém-nascidos e prematuros.
A seção Farmacologia Psiquiátrica aborda, de forma bastante prática, um assunto pouco ventilado e com o qual geralmente os pediatras não estão familiarizados.
Acompanha o CD, que custa R$ 102, um folheto com informações suficientes para melhor aproveitamento do programa.

ARTES MÉDICAS: tel. (051) 330-3444

Texto Anterior: 'WinClin' ajuda a gerenciar clínicas
Próximo Texto: Soft ajuda a aprender regras de trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.