São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
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Futebol da Espanha tem novo investimento

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos na Espanha, o futebol entrou para a lista das aplicações financeiras disponíveis no mercado, a partir da temporada em andamento.
O grupo financeiro Argentária criou um título de investimento vinculado aos resultados do Campeonato Espanhol.
O torcedor compra o papel de de seu clube preferido ou daquele que acha que tem mais chances de se tornar o campeão.
A remunerado é feita de acordo com a classificação.
Quem ``apostou" no time que afinal se torna campeão recebe o dinheiro aplicado mais juros de entre 14% e 15% ao final da temporada.
É uma compensação suculenta, se se considerar que a remuneração normal para esse tipo de investimento no mercado espanhol não passa de 5% ao ano.
Em contrapartida, quem preferiu o título de um clube que fica nas últimas posições do Campeonato Espanhol da primeira divisão, perde dinheiro.
Recebe de volta o investimento com uma correção magra, inferior à de qualquer outro tipo de aplicação, mesmo as mais conservadoras.
O grupo Argentária parece apostar em dois tipos de comportamento do público.
O primeiro é a paixão. O Campeonato Espanhol é, na prática, um virtual monopólio de duas equipes (o Real Madrid e o Barcelona).
Mas os clubes de regiões importantes do país (o País Basco, por exemplo, ou Valencia ou a Galícia, do La Coruña) mantêm torcedores fanáticos, dispostos a acreditar que a sua equipe será, finalmente, a campeã da temporada.
O que falta ainda comprovar é se essa paixão se transforma ou não em disposição para investir dinheiro nela, comprando o título do clube preferido, mesmo que a lógica indique poucas chances para ele.
Quanto mais gente apostar em clubes de má classificação final, mais o banco ganha, como é lógico, porque remunera o aplicador com juros baixos.
A segunda aposta é na popularização da marca Argentária, ao associá-la ao mais esporte mais popular do país (e, talvez, do mundo).
Quem se dispõe a comprar, hoje, um título do Rayo Vallecano, do Celta ou do Salamanca, por exemplo, amanhã ou depois será seduzido fatalmente por aplicações financeiras de retorno mais garantido.
O casamento futebol-sistema financeiro fecha o círculo dos negócios em torno do esporte, depois que ele se associou à indústria, ao comércio e ao marketing.

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