São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revistas de programação trazem curiosidades

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

É tão grande e variada a quantidade de produções listadas nas revistas de programação das empresas de TV paga que são inevitáveis algumas constatações que caberiam em qualquer enciclopédia de conhecimentos inúteis.
Uma dessas constatações está na existência de prenomes repetidos dos protagonistas. Entre os atores, o grupo mais numeroso são os seis que se chamam Robert, o mais famoso dos quais é Robert Taylor.
A seguir estão os George e os Christopher, empunhado cada um por quatro atores. Com três incidências, estão os David, os Dennis, os Donald, os James, os John, os Peter e os Richard.
As mulheres repetem bem menos seus prenomes, talvez por uma questão de vaidade maior no momento da escolha do pseudônimo. Há um caso de três homônimas, que se chamam Jill, e com duas homônimas há as Elizabeth, as Jane, as Joan e as Linda.
Entre os diretores, prevalecem 13 com o nome de Robert, oito com o de Peter e sete com o de Michael ou Paul.
Outra curiosidade: pela amostragem de TV paga em outubro, os EUA produziram seus últimos filmes em branco e preto em 1964, como o excelente ``Noite do Iguana", dirigido por John Huston, com Richard Burton e Deborah Kerr, e o faroeste ``Quatro Confissões", dirigido por Martin Ritt. Depois disso, só em cor.
Os títulos dos filmes carregam os modismos semânticos, capazes de atrair o público na época que estrearam.
Nos anos 30, os títulos eram mais descritivos, como ``O Grande Motim" (de Frank Lloyd) e ``Gueda da Bastilha" (de Jack Conway). Na década seguinte, vem a melodramaticidade, como em ``Satã Janta Conosco" (de William Keithley) e ``Seu Último Refúgio" (de Raol Walsh).
Ou, então, para um público apreciador de história de amor, algo como ``Por Conta do Cupido", de Hary Beaumont.
Por fim, o cinema sempre gostou dos oxímoro, figura de retórica que consiste em reunir palavras contraditórias. É o caso de ``Amigo e Algoz", ``Amor e Dinheiro" ou ``Amor e Balas (de revólver)".
(JBN)

Texto Anterior: Esther Williams aparece mais
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.