São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque bósnio expulsa 40 mil

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A queda de Sanski Most, ontem, e de Mrkonjic Grad, anteontem, provocou a fuga de 40 mil civis sérvios. Cerca de 30 mil -incluindo mulheres e crianças- chegaram a Prijedor. Outros 10 mil foram a Banja Luka.
Segundo as Nações Unidas, 50 km da estrada que sai de Banja Luka rumo a leste estão congestionados por pessoas em fuga que tentam atingir a cidade.
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) também está preocupado com os muçulmanos de Banja Luka (entre 20 mil e 25 mil), sujeitos à revolta da população sérvia, majoritária, e a retaliações do poder local.
Há dois dias, o Acnur denunciou um plano de "limpeza étnica" (expulsões e extermínio) dos sérvios contra os muçulmanos nas cidades em seu poder. O objetivo era deslocá-los para, no lugar deles, abrigar os refugiados.
O Acnur, a Cruz Vermelha e a entidade Médicos Sem Fronteiras elaboraram ontem um plano de emergência para amparar os refugiados. Seis veículos se dirigiram a Prijedor, levando comida e cobertores.
Em Prijedor já existem, segundo a Cruz Vermelha, 129 mil refugiados, que fugiram da ofensiva croata realizada em setembro no norte da Bósnia.

Texto Anterior: Muçulmanos recuam e aderem ao cessar-fogo
Próximo Texto: Escuta ilegal derruba governo da Estônia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.