São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande-Terre reflete imagem das Antilhas

CLAUDIO GARON
DO ENVIADO ESPECIAL A GUADALUPE

A ilha da Grande-Terre é a mais próxima da imagem típica das Antilhas. Relativamente plana, nela estão hotéis, cassinos, restaurantes e centros de esportes náuticos.
No interior destacam-se as plantações de cana e as principais usinas de açúcar e destilarias de rum. Espalhados por ela estão os moinhos de vento, usados no passado para processar a cana.
A melhor forma de conhecer a ilha é com um carro alugado. Comece por Pointe-à-Pitre. Nela fica um animado mercado, com barracas que vendem especiarias coloridas. Ao lado de Pointe-à-Pitre está Bas-du-Fort e sua vida noturna.
Ali e nas cidades seguintes, enquanto a beira-mar passou por um forte processo de urbanização, o interior preservou aspectos ancestrais. Ao atravessar seus vales, o viajante se encanta com o choque entre o azul do céu e o verde de mangueiras e frutas-pães.
Seguindo pela estrada principal alcança-se Saint-François, porto e centro de atividades turísticas.
A partir da comuna chega-se à Pointe des Châteux, extremo oriental da Grande-Terre.
(CG)

Texto Anterior: Basse-Terre satisfaz aventureiros
Próximo Texto: Jipe leva viajantes a praias tranquilas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.