São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sequestrador se entrega em Goiás

WILLIAM FRANÇA
ENVIADO ESPECIAL A GOIÂNIA

O assaltante e sequestrador Leonardo Rodrigues Pareja, 21, se entregou ontem às 12h após 39 dias de fuga e perseguição policial pelos Estados da Bahia, Minas Gerais e Goiás. Ele estava numa fazenda em Santa Helena de Goiás, a 204 km de Goiânia (leia quadro).
A rendição foi intermediada pela jornalista Lilia Teles, 34, da TV Ananhanguera -afiliada à Rede Globo-, de Goiânia. Ela foi procurada ontem às 9h30 por Ruth Maria Rafael, dona da fazenda Estrela do Oeste, onde Pareja estava escondido havia uma semana.
Pareja disse que decidiu se entregar após ver que a polícia aumentava o cerco contra ele -anteontem, 48 policiais haviam invadido a fazenda- e que, por causa disso, estava colocando em risco as pessoas que o ajudavam.
"A polícia queria me pegar para matar. Para evitar que acertassem uma pessoa de bem, acabou isso, encerrou", disse em entrevista.
A polícia estima que ele tenha cometido outros 13 crimes desde a sua fuga, em dezembro passado, do Cepaigo (Centro Penitenciário Agroindustrial de Goiás), em Aparecida de Goiânia, onde cumpria pena de nove anos e meio de prisão por assalto. Segundo Pareja, foram ``mais de 20" crimes.
Antes de se entregar, Pareja gravou uma fita de vídeo em que conta sua trajetória criminal, fala sobre si e sua família e faz um auto-exame de corpo de delito. ``Quero que todos vejam, eu não tenho nenhuma marca no corpo, nenhum corte ou arranhão", disse.
Pareja procurou a repórter porque foi ela quem fez as primeiras reportagens com a sua família, desde o sequestro em Feira de Santana (BA), em setembro -no qual ele manteve uma refém por 59 horas-, e o havia entrevistado por telefone celular, na época.
Na sua rendição, além de pedir garantias de vida e a ausência da polícia, Pareja determinou que o juiz Stenka Issac Neto, da 4ª Vara de Execuções Criminais de Goiânia, o aguardasse na cidade de Maurilândia, vizinha à fazenda.
Pareja e seus advogados foram de carro ao encontro do juiz, indo depois a Goiânia num avião fretado pela TV Anhanguera.
Ao chegar ao fórum, Pareja teve um encontro emocionado com a mãe, Luzia Rodrigues do Santos, deu entrevistas e assinou o termo de apresentação espontânea.
Às 16h, deixou o fórum e, 35 minutos depois, estava de volta ao Cepaigo. Ele ficará em cela individual até voltar a depor, no dia 19.
Pareja disse que quer cumprir com bom comportamento as suas penas, ``sem mais nem menos".

LEIA MAIS
Sobre a fuga de Pareja à pág. 2

Texto Anterior: O PERSONAGEM; Famílias invadem casas em Promissão; Atropelamento mata duas crianças em SP;
Próximo Texto: `Para capturar, a polícia falha'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.