São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lixo será convertido em combustível em SP

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

Começa a funcionar em dois meses em Sorocaba (87 km a oeste de SP) uma empresa especializada em reciclagem de lixo industrial.
A Resicontrol está em fase de instalação. Vai reaproveitar resíduos do processo produtivo de grandes indústrias e transformar o material em uma pasta chamada ``blend" (mistura, em inglês).
O material resultante do processamento dos resíduos será usado como combustível em fornos de siderúrgicas e fábricas de cimento.
``Além de reduzir o uso do petróleo, a reciclagem permitirá que as indústrias se livrem de um grande problema, que é a destinação desse material", diz Luís Antonio Awazu, 39, presidente da Resicontrol.
Segundo ele, o parque industrial paulista, o mais importante do país, produz anualmente 500 mil toneladas de resíduos. ``Desse total, entre 120 mil e 150 mil toneladas têm poder energético e poderiam ser reaproveitadas", afirmou.
Atualmente, o lixo gerado pelas indústrias tem três destinos: é incinerado, armazenado na empresa ou levado para aterros sanitários.
Segundo Awazu, o ``blend" é usado há 15 anos nos EUA como combustível alternativo.
A Resicontrol receberá gratuitamente os resíduos das empresas. Depois de processar o material, venderá o ``blend" para siderúrgicas e indústrias de cimento.
A empresa terá capacidade inicial para reciclar entre 60 mil e 70 mil toneladas de resíduos por ano -metade da produção de material ``energético" da indústria paulista. Serão reciclados os resíduos não-tóxicos e não-corrosivos gerados em indústrias de automóveis, tintas e solventes, farmacêuticas, químicas e eletrônicas. Awazu não revelou os nomes das empresas que participarão do processo.

Texto Anterior: Dedo-duro; Banguela; Divertimento adulto; Guaribada
Próximo Texto: Justiça manda dono de galo conter canto da ave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.