São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças se mudam e abandonam escola

Antes de aprender a escrever o próprio nome na escola, as meninas já ajudam as mães a cuidar dos irmãos menores. Os meninos carregam pedras que são pesadas até para adultos.
A professora Aparecida Vasconcelos, diretora da Escola Estadual Edmundo Rocha, em Campos Verdes (Goiás), tem orgulho dos 1.937 filhos de garimpeiros que estudam em sua escola.
Ela conta que as crianças garimpeiras são responsáveis e não estragam a escola. Para elas, a merenda é a principal refeição do dia.
A diretora disse que a maioria das crianças de Campos Verdes nunca teve um brinquedo.
Mas o que deixa a diretora mais triste é o fato de muitas crianças serem obrigadas a abandonar a escola, pois seus pais se mudam para outros lugares na esperança de conseguir um salário melhor.
Os garimpeiros se mudam tanto que parecem ciganos. Eles acreditam que um dia vão ter sorte e vão encontrar uma grande esmeralda. Mas a sorte parece estar sempre em outro lugar.

Texto Anterior: Morgana conta a história da sexta-feira, 13
Próximo Texto: Crianças conhecem bem as pedras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.