São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas e críticos discutem arte pública

MARA GAMA
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

Evento: Seminário Arte Pública
Quando: de 17 a 19 de outubro
Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, Paraíso)
Quanto: grátis
Inscrições: pelo telefone 011/284-2111, ramais 2003 ou 2017

Durante três dias, artistas, críticos, arquitetos e historiadores se encontram em São Paulo para discutir a arte que está nas ruas, praças e espaços públicos das cidades.
Organizado pelo Sesc e pelo Usis (United States Information Service), órgão de intercâmbio cultural ligado ao governo dos EUA, o Seminário Arte Pública traz ao Brasil quatro especialistas norte-americanos para palestras.
Idealizado pela artista plástica Denise Milan, autora de várias esculturas instaladas em São Paulo e pesquisadora do tema, o seminário vai debater conceitos de arte pública na história, formas de financiamento utilizadas no Brasil e nos Estados Unidos e a interferência das obras nas grandes cidades.
O seminário será aberto na terça-feira, às 19h, pelo historiador Michael Brenson, ex-crítico do ``The New York Times", e editor das revistas ``Sculpture" e ``Art Journal". Brenson fará uma palestra sobre arte pública no século 20. Será acompanhado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
No dia 18, às 15h, a crítica de arte norte-americana Harriet Senie e a professora Aracy Amaral falam sobre história e crítica da arte pública nos EUA e no Brasil.
As historiadoras Radhá Abramo e Maria Alice Milliet de Oliveira relatam as experiências de arte pública na praça da Sé, na Cidade Universitária, no Metrô e no MAM de São Paulo.
Às 19h, o historiador Tom Finkelpearl, diretor do programa ``Percent for Art" (porcentagem para a arte), fundo que recolhe impostos sobre a construção civil da cidade de Nova York, faz palestra sobre financiamento privado nos EUA. Em seguida, fala o ex-presidente da Fundação Padre Anchieta e ex-secretário de Comunicação Social Roberto Muylaert.
No dia 19, às 15h, os arquitetos Roberto Mac Fadden e Julio Neves fazem painel sobre arquitetura. Às 16h30, a diretora-executiva do Creative Time, organização promotora de arte pública em Nova York, dá palestra sobre a instituição, seguida pelo curador do Arte-Cidade, Nelson Brissac Peixoto. Arte e ecossistema e patrimônio histórico serão temas de Marcia Lucia Guilherme e Francisco Zorzete. Encerra o seminário a palestra ``Entre o Paraíso e o Inferno", do historiador Nicolau Sevcenko.

Texto Anterior: <UN->'O Homem' fica no trilho <UN>
Próximo Texto: Nobel pesa pouco nos ombros de Heaney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.