São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
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Como montar um laboratório fotográfico?

Luis Carlos Asnal - Guarulhos, SP

A montagem de um laboratório fotográfico não é complicada, principalmente para quem domina a atividade.
Para instalar um laboratório pode-se optar por equipamentos simples, quase artesanais. Incluem um ampliador profissional, com cabeça para cor, e um processador profissional para filmes em cores.
É preciso ter bacias fotográficas para revelação, fixação, estabilização e lavagem; lanternas, copo graduado, termômetro, carretéis, relógio com timer e pinças. Os equipamentos custam cerca de R$ 4.000.
A revelação de fotos costuma demorar 48 horas. No entanto, cópias feitas com o equipamento Minilab, em até uma hora, vem ganhando espaço.
A máquina une revelador, ampliador e impressora. Custa entre R$ 50 mil e R$ 200 mil, dependendo da capacidade.
Em geral, a revelação de filmes é acompanhada de alguma atividade varejista de produtos ligados à fotografia, como filmes, álbuns e porta-retratos.
Para montar um comércio agregado ao laboratório, é preciso adquirir prateleiras e balcões expositores.
Caso o empresário opte pelo Minilab, é necessário instalar uma sala de vidro temperado com ar-condicionado.
O investimento inicial para montar um laboratório simples, com um pequeno comércio de filmes e outras mercadorias, fica em cerca de R$ 8.000.
Mensalmente, a empresa deverá gastar cerca de R$ 2.000 com aluguel do imóvel, tarifas de água, luz e telefone, honorários do contador, retirada dos sócios, salários e encargos de dois funcionários.
O faturamento pode variar entre R$ 4.000, para um laboratório simples, e R$ 30.000, quando utilizado um Minilab.
O lucro operacional varia entre 12% e 20%. O tempo de retorno do investimento é estimado em pelo menos um ano.
É importante informar que ter know-how em fotografia é um pré-requisito para o candidato a empresário no ramo.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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