São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar assinou transferência

DA REDAÇÃO

A transferência definitiva da Rede Record para o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, ocorreu durante o governo de Itamar Franco.
O ex-chefe da Casa Civil Henrique Hargreaves foi um dos principais responsáveis pela autorização para a venda da emissora.
A autorização oficial foi assinada em 23 de fevereiro de 1994, no mesmo dia em que foi aprovada a criação do FSE (Fundo Social de Emergência), um dos sustentáculos do Plano Real.
A transferência da Rede Record -que pertencia a Silvio Santos- para Edir Macedo começou a tramitar em 1991. O processo emperrou no Ministério das Comunicações, porque a área de fiscalização do ministério apontava irregularidades no negócio.
No segundo semestre de 1993, a Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados recebeu documentos mostrando que a Record ainda estava em nome de Silvio Santos. Com base nisso, a comissão poderia barrar futuras renovações da concessão da Record.
A partir daí, o deputado federal Laprovita Vieira (PPB-RJ), cuidando dos interesses de Macedo, fez contatos com o governo para obter a transferência definitiva.
Seu principal interlocutor foi Henrique Hargreaves, que encampou a causa. A pedido dele, o Ministério das Comunicações desengavetou o processo.
Foi feito um parecer jurídico que desconsiderava as irregularidades apontadas pelos fiscais. Esse parecer abriu caminho para que Hargreaves levasse o caso ao presidente da República.
Hargreaves convenceu Itamar de que a solução do caso Record garantiria os votos dos evangélicos para o FSE, cuja aprovação estava ameaçada.
Itamar acatou a avaliação. No dia da votação em segundo turno do FSE, o presidente assinou a transferência definitiva da Record para o bispo Edir Macedo.
A bancada evangélica (cerca de 30 deputados) votou em peso a favor da aprovação do FSE. Contactado pela Folha, Hargreaves negou ter participado das negociações sobre a venda da Record para Edir Macedo.

Texto Anterior: Bispo culpa também governo por agressão
Próximo Texto: Agressor de santa recua de desculpa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.