São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP inaugura banco de leite para evitar Aids

MARCOS MEIRELLES
DA FOLHA VALE

A Prefeitura de São José dos Campos (97 km de SP) inaugura na próxima sexta um banco de leite materno para tentar reduzir a incidência de Aids entre crianças.
Após o parto, o leite materno das mães portadoras do HIV passa por um processo de pasteurização que torna inativo o vírus. O banco deve contar com pelo menos cem mães doadoras.
A máquina de pasteurização foi adquirida pela prefeitura no início do ano. Um carro doado por empresários colhe o leite das mães portadoras em sua própria casa.
O banco vai funcionar junto ao Projeto Casulo, um programa de acompanhamento de gestantes que já atendeu cerca de mil pessoas desde a sua implantação, em setembro de 94.
A coordenadora do Projeto Casulo, Sônia Couto, disse que o fornecimento do leite materno será estendido, gradualmente, a todas as mães que enfrentarem dificuldades para o aleitamento.
O secretário da Saúde de São José, Paulo Roitberg, disse que as mães também são orientadas a manter os filhos em atendimento contínuo nos postos de saúde em que eles estão cadastrados.
As unidades de saúde da Prefeitura de São José atendem atualmente pelo menos 30 gestantes portadoras notificadas do vírus HIV -transmissor da Aids.
Os portadores notificados são aqueles cadastrados oficialmente pelos órgãos de saúde. Em São José, existem hoje cerca de 600 portadores do HIV.
O acompanhamento das gestantes inclui visitas domiciliares, atendimento prioritário nos postos de saúde e exames pré-natais específicos para verificar os riscos de contaminação do bebê.

Texto Anterior: Fuvest registra queda na procura de 9 dos cursos mais concorridos
Próximo Texto: Pesquisador busca na hierarquia identidade da organização militar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.