São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995 |
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Objetivo é evitar superaquecimento e corrosão
MTL
Os produtos lubrificam a bomba d'água e válvulas, prolongando a vida útil das mangueiras. Os aditivos também têm propriedades que permitem evitar o congelamento da mistura contida no radiador, mesmo quando a temperatura do ambiente cai a menos de zero grau centígrado -temperatura na qual a água vira gelo. O aditivo deve permitir também que a temperatura de ebulição vá para mais de cem graus centígrados -também a normal para a água ferver. Aditivos sem essas características podem provocar desgaste mais rápido dos componentes do motor. Também facilitam o superaquecimento e -caso raro no Brasil- rachaduras em mangueiras e reservatórios de água do radiador. O manual do proprietário do carro indica o tipo de aditivo para radiador recomendado pelo fabricante. Em alguns casos, está especificada também a dosagem de aditivo e o intervalo de troca. Radiador em ordem -limpo, sem furos nem remendos, com o nível certo de mistura água/aditivo- é melhor caminho para evitar problemas no motor. Manutenção A limpeza do radiador, apesar de simples, exige cuidados. Por isso, é melhor deixar a operação a cargo de uma concessionária ou oficina mecânica de confiança. É bom lembrar que em muitos modelos o radiador funciona sob pressão. Nesses carros, a verificação do nível de mistura deve ser ainda mais cuidadosa -há maior risco de a água espirrar no rosto. Não custa nada pedir ao frentista do posto de gasolina para verificar o nível do líquido do radiador. Se estiver baixo, deve ser completado com o motor frio e em funcionamento, para evitar danos. Texto Anterior: Teste reprova aditivos de radiador Próximo Texto: Conheça os novos caminhões à venda Índice |
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