São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Objetivo é evitar superaquecimento e corrosão

MTL
DA REPORTAGEM LOCAL

Os aditivos de radiador devem ter em suas fórmulas substâncias que protejam o radiador contra danos causados pelo superaquecimento e corrosão.
Os produtos lubrificam a bomba d'água e válvulas, prolongando a vida útil das mangueiras.
Os aditivos também têm propriedades que permitem evitar o congelamento da mistura contida no radiador, mesmo quando a temperatura do ambiente cai a menos de zero grau centígrado -temperatura na qual a água vira gelo.
O aditivo deve permitir também que a temperatura de ebulição vá para mais de cem graus centígrados -também a normal para a água ferver.
Aditivos sem essas características podem provocar desgaste mais rápido dos componentes do motor.
Também facilitam o superaquecimento e -caso raro no Brasil- rachaduras em mangueiras e reservatórios de água do radiador.
O manual do proprietário do carro indica o tipo de aditivo para radiador recomendado pelo fabricante. Em alguns casos, está especificada também a dosagem de aditivo e o intervalo de troca.
Radiador em ordem -limpo, sem furos nem remendos, com o nível certo de mistura água/aditivo- é melhor caminho para evitar problemas no motor.
Manutenção
A limpeza do radiador, apesar de simples, exige cuidados. Por isso, é melhor deixar a operação a cargo de uma concessionária ou oficina mecânica de confiança.
É bom lembrar que em muitos modelos o radiador funciona sob pressão. Nesses carros, a verificação do nível de mistura deve ser ainda mais cuidadosa -há maior risco de a água espirrar no rosto.
Não custa nada pedir ao frentista do posto de gasolina para verificar o nível do líquido do radiador.
Se estiver baixo, deve ser completado com o motor frio e em funcionamento, para evitar danos.

Texto Anterior: Teste reprova aditivos de radiador
Próximo Texto: Conheça os novos caminhões à venda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.