São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Último recurso; Natal antecipado; Dia D; Pressão total; Exageros à parte; Talão de cheque; Efeito Mombaça; Decisão de cúpula; Empurrando; Relíquia

Último recurso
Anteontem já tinha sido dia de Marco Maciel, Luís Eduardo e Serra se pendurarem no telefone e ligarem para deputados da Comissão de Justiça pedindo votos para a reforma administrativa. Ontem foi a vez de FHC fazer o mesmo.

Natal antecipado
Se passar de fato por seis votos de diferença -conforme as previsões governistas-, a reforma administrativa terá custado caro ao governo. Ontem à noite dizia-se no Congresso que o Planalto estava dando de tudo aos deputados.

Dia D
Segue a avalanche de governadores em Brasília. Como parte da tática do Planalto para aprovar a reforma administrativa, Covas e Tasso vão hoje à Câmara.

Pressão total
Estremecida com o governador Cristovam Buarque (DF), a bancada do PT ainda espera convencer Vitor Buaiz a reverter sua simpatia à reforma administrativa. O argumento é que o Espírito Santo não reflete a situação nacional.

Exageros à parte
Se a Igreja Universal cunhou a expressão "chutar a santa" ao agredir Nossa Senhora, os deputados criaram outra ao exagerar na reação: "malhar o bispo". Estão movendo até processo por racismo. É que a imagem era negra.

Talão de cheque
Pelo jeito, o governo prevê um ano difícil nas suas disputas judiciais. Reservou no Orçamento de 96 R$ 491 milhões para pagamento de sentenças contra a União. Para comparar: a restauração de rodovias levará R$ 284 milhões.

Efeito Mombaça
Luís Eduardo estava tão preocupado em não aparecer durante a microinterinidade na Presidência, ontem, que quase se escondeu. Clóvis Carvalho sugeriu que ele fosse ao Alvorada assinar os atos que tinha em pauta. Nem cogitou.

Decisão de cúpula
Prevê-se que em dezembro haja reunião da cúpula tucana para discutir a eleição paulistana. FHC, Covas, Serra, Serjão e o presidente estadual do PSDB devem decidir o nome do candidato a prefeito. Há chance de ser um cacique.

Empurrando
Os presidentes dos Tribunais de Justiça nos Estados reúnem-se na sexta para debater a instalação de 5.000 juizados especiais no país. Essas cortes ficarão, por exemplo, com os crimes de trânsito -tema de 30% dos processos nos TJ.

Relíquia
O QG do Exército, em Brasília, montou uma exposição em homenagem a Castello Branco. São fotos e objetos pessoais. De curioso, uma pistola Browning dada a ele em 65 pelo então presidente paraguaio Alfredo Stroessner.

Próximo Texto: Criando fama; Próximo; Carro-bomba; Facão; Cobrança; Questão de fundo; Laços frouxos; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.