São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC confunde "cumbre" com rumba

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Semana passada foi a semana de chutar as santas. Primeiro, chutaram o Victor Fasano. Depois aquele homem horrendo resolveu sair dando coice na nossa padroeira. Coisa mais feia! Se eu fosse negra, juro que já teria ido dar queixa na delegacia. Ué? O bispo não disse que a santa era feia? Então joga o racista lá no meio da marcha dos negros de Washington e deixa o meiguinho do Louis Farrakhan tomar conta dele.
Semana passada também foi a semana do hit da temporada, a carta-bomba. Não é que a moda do meiabomber pegou mesmo?
Não bastasse a carta-bomba do Itamaraty e a "promoter" Alice Carta estar lançando livro e abrindo restaurante, agora deu para explodir carta-bomba até na Áustria. Na Áustria?
Pois então, bomba por bomba, também vou estourar a minha.
Lá vai: protocolo, sabe-se, foi feito para ser quebrado. Mas o presidente Fernando Henrique não precisava exagerar.
Vai ver que o espanhol do presidente não está mais tinindo como nos tempos em que ele morava no Chile. Será que o FHC confundiu "cumbre" -cúpula em espanhol- com "rumba"? Só pode ser. Não é possível que o presidente, um homem tão fino, não saiba que não existe um só banqueiro sério no mundo inteiro que possua um terno claro no armário.
Terno claro é coisa de amante latino. E nós, que já não temos uma reputação das dez mais, ainda somos obrigados a engolir essa nova descontração do presidente? Será que ele achou que a "cumbre" era a festa de aniversário do Zé Carioca?
Já não bastava ele ter dito a jornalistas, inclusive estrangeiros, que este Brasil veranil é um país "fácil de governar"?
É por essas e outras que, na segunda-feira, ao noticiar a tal cúpula, as TVs latino-americanas e a CNN deram um baita espaço para o Fujimori e para o Menem. E esqueceram completamente de mencionar o descontraído presidente tapuia.

Texto Anterior: Vazamento de óleo polui 5 km de praias no RN
Próximo Texto: Quem avisa amigo é; Geografia nele; Gíria; Bola dentro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.