São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Windows" traz proteção contra vírus

JEFF DODD
DA "PC NOVICE"

Embora relativamente raros, os vírus de computadores atraem muita atenção quando atacam.
Os vírus são programas que entram clandestinamente no computador -por disquete contaminado ou via rede- e alteram o funcionamento do sistema.
Eles se reproduzem e se espalham rapidamente. O que acontece com mais frequência é que contaminam os arquivos executáveis (programas que estão prontos para entrar em operação).
A maioria dos problemas com vírus pode ser remediada desligando, ligando o computador e apagando os programas afetados.
Mas a melhor cura é a prevenção -sob a forma de programas antivírus. "Os programas antivírus são como um jogo, em que você procura ficar sempre um passo à frente dos escritores de vírus", diz Russ Stockdale, gerente de grupo da Divisão de Sistemas Pessoais da Microsoft.
Felizmente, o "Windows oferece dois programas que permitem que você se mantenha dois passos à frente dos vírus.
O primeiro deles, "VSafe" (ou mwavtsr.exe), monitora seu computador para detectar qualquer atividade que possa ter sido provocada pela presença de um vírus.
O segundo, "Anti-Virus (ou mwav.exe), permite que você retire qualquer vírus que tenha sido detectado. Esses programas trabalham juntos para proteger seu computador dos efeitos danosos de uma contaminação por vírus.

"Vsafe" é segurança
O "VSafe" é uma verdadeira sentinela. Monitora a atividade do sistema e alerta sobre qualquer ocorrência suspeita que possa indicar a presença de um vírus.
Para inicializar o programa "VSafe", você precisa editar seus arquivos de sistema.
Para entrar nos arquivos de sistema, acione o comando Executar, no menu de Arquivos do Gerenciador de Programas. Na caixa de diálogo, digite sysedit na linha de comando, depois clique OK.
Você então verá o Editor de Configuração de Sistemas, uma série de arquivos de sistemas; cada um contém uma lista de comandos de programação.
Na janela C:\AUTOEXEC.BAT, acrescente o comando vsafe ao final da lista de comandos do arquivo autoexec.bat.
A seguir, clique na janela C:\WINDOWS\WIN.INI, que virá para a frente da tela. Complete a linha Load=, digitando mwavtsr.exe.
Se a linha load= já estiver completada com outro comando, leve o cursor até o fim da linha load= original, pressione Enter e digite load=mwavtsr.exe.
No menu de arquivos do Editor de Configuração de Sistemas, escolha Sair. Clique no Sim quando o "Windows" perguntar se você quer salvar as mudanças atuais.
Para concluir, saia do "Windows" e reinicialize seu computador, pressionando, simultaneamente, as teclas Ctrl, Alt e Del.
Para verificar se o "Vsafe" foi ativado, clique duas vezes no ícone MWAVTSR no grupo de programas. Se o "Vsafe" estiver ativado, você verá a caixinha Vsafe Manager. Para fechar a caixa, clique na seta pequena no canto superior direito.
Com o "Vsafe" instalado e funcionando, você pode escolher o que quer que ele cheque.
No grupo Principal, clique duas vezes o ícone Aviso do "MS-DOS". Depois, digite vsafe e aperte Enter para abrir a tela do "Vsafe".
Depois, pressione ALT V no aviso. Nesse ponto, você verá a caixa Opções de Avisos Vsafe, onde será possível checar o que o "Vsafe está monitorando.

Arma exterminadora
O "Vsafe" é a ferramenta apropriada para a detecção de possíveis intrusões de vírus. Para livrar seu computador de um vírus, é preciso pedir ajuda a um exterminador, como o Mwav.exe.
Há quatro maneiras de operar o aplicativo "Anti-Virus.
1. No grupo Ferramentas, clique no ícone do "Anti-Virus.
2. No menu Ferramentas, do Gerenciador de Arquivos, clique no item Anti-Virus.
3. No Gerenciador de Arquivos, selecione a pasta DOS, no drive C:\ (quando seu disco rígido é o C:\), e clique duas vezes na pasta Mwave.exe.
4. No grupo Aplicativos, clique duas vezes o ícone MWAV.
Estando dentro do "Anti-Virus, escolha, na caixa Drives, os drives que você quer que sejam examinados. (Se você quiser checar se há vírus em um disquete, insira-o no drive apropriado antes de ativar o "Anti-Virus.)
Quando você seleciona cada drive, o computador mostra uma mensagem rápida, informando que o computador está lendo aquele diretório. Se não houver dados em determinado drive, o "Anti-Virus" informará sobre isso com a mensagem "Drive não estava ativado". Clique OK. Você pode ignorar a mensagem: um vírus não pode afetar um drive vazio.
Depois de selecionar os drives a serem examinados, clique no botão Detect ou no botão Detect and Clean. O botão Detect vai iniciar uma varredura dos seus drives.
Se um vírus for encontrado, você verá seu nome e uma pequena descrição. Será possível apagar o vírus do seu drive, prosseguir com a varredura sem apagar o vírus ou parar com a varredura.
Se você quiser que o micro apague automaticamente quaisquer vírus que possa encontrar, clique o botão Detect and Clean.
Depois de completado o exame, você verá uma tela de Estatísticas, que diz quantos arquivos foram examinados, o número de arquivos infectados encontrados e o número de arquivos que passaram por uma limpeza. Clique OK para voltar à tela principal.
Na tela principal, abra o menu Scan e clique na Lista de Vírus para obter uma lista dos vírus checados pelo "Anti-Virus". Clicando duas vezes em um vírus específico, terá uma breve explanação sobre ele. Para sair do "Anti-Virus", abra o menu Scan e clique em cima de Exit Anti-Virus.

Tradução de CLARA ALLAIN

Texto Anterior: Como encontrar arquivos
Próximo Texto: Dicas ensinam como produzir animação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.