São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD-ROM sobre minerais deixa a desejar

FRANCISCO ALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Edusystems Sistemas Educativos está lançando no Brasil o CD-ROM "O Mundo dos Minerais", direcionado para estudantes das últimas séries do primeiro grau. O programa coloca os jovens em contato com mais de mil tipos de minerais existentes em diversos países do mundo.
Elaborado pela Innova Multimedia, da Espanha, especializada em programas interativos didáticos, "O Mundo dos Minerais" deixa bastante a desejar para o estudante brasileiro.
Em primeiro lugar, porque está em espanhol, o que dificulta sua utilização em escolas de nível secundário, para as quais se destina.
O programa peca também no conteúdo. Por exemplo, quem consulta sobre hematita, um tipo específico de mineral de ferro, não tem condições de saber com exatidão onde ele é produzido.
Nada se fala sobre Carajás, principal depósito desse mineral no planeta, nem sobre a Austrália, segundo maior produtor.
Em contrapartida, é possível saber com detalhes quais são as províncias espanholas que produzem diversos tipos de minerais.
Fica patente que "O Mundo dos Minerais" foi elaborado tendo em vista o estudante da Espanha, o que limita sua adequação ao público estudantil brasileiro.
Por ser em espanhol, o CD-ROM traz em sua lista alguns minerais que não têm a mesma correspondência em português, dificultando a compreensão de quem faz a consulta.
"O Mundo dos Minerais" também é pobre no aspecto visual, porque trabalha somente com imagens paradas, fotografias de amostras minerais que se encontram em museus. Algumas das fotos aparecem na tela "deitadas" e não dá para virar a tela do computador.
O CD-ROM custa R$ 90.

EDUSYSTEMS: tel. (013) 238-650

Texto Anterior: Corel lança dois programas para criança
Próximo Texto: Turbulência da obra de Van Gogh chega em CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.