São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Programa mostra Renascença florentina

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Florença, 1350. "Aqui nós ouviremos o canto dos pássaros...". A frase do "Decameron", do escritor italiano Boccaccio, abre a jornada pelo berço da Renascença, conduzida pelo CD-ROM "The Renaissance of Florence" (distribuição MSD, R$ 78).
O CD é quase todo narrado em acessível inglês. A voz, às vezes acompanhada por música da época, dá emoção à história de Florença, seus artistas e suas obras.
Todo o texto narrado pode ser impresso e tem hipertexto -palavras-chaves que conduzem a outras informações. É possível, por exemplo, saber mais sobre Giorgio Vasari, biógrafo dos artistas que fizeram renascer os padrões estéticos clássicos.
As citações de Vasari marcam toda a narrativa. Podem ser ouvidas em italiano, a partir de um clique do mouse sobre o hipertexto.
Após uma introdução, o programa chega à Piazza Grande, a praça-menu. Dali se pode escolher entre os itens overview, as artes, a história, epílogo e créditos e saída.
O primeiro ensina a navegar pelo CD. O segundo é dividido em arquitetura, pintura e escultura, com artistas e obras. Em arquitetura, merecem destaque as abóbadas, as colunas e os arcos projetados por Brunelleschi, e uma visita às obras a partir de sua localização no mapa de Florença. Cada obra vem com filme de curta duração.
A introdução à pintura mostra o salto do estilo bizantino para as formas tridimensionais e a perspectiva renascentistas. Um outro menu leva às obras de Da Vinci, Botticelli, Giotto, Raphael.
É aqui que se dá por falta do nome, data e onde estão expostas as obras. Essas informações estão separadas nos catálogos -o acesso é pelo mesmo menu. As imagens têm detalhes em zoom.
O processo é o mesmo para a mostra de escultura, onde Michelangelo e Donatello reinam absolutos. Sempre se pode dar pausas para consultas ao texto. Difícil é querer parar. (Lucia Reggiani)

Texto Anterior: Turbulência da obra de Van Gogh chega em CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.