São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo não deve contar com os 8 votos do PPB

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PPB, que apóia o governo no Congresso, resolveu se opor ao Palácio do Planalto na votação do projeto de reforma administrativa na CCJ da Câmara.
O partido, que tem oito integrantes na comissão, fechou questão (decidiu votar unido) a favor do parecer do colega de bancada, deputado Prisco Viana (PPB-BA).
O líder do PPB na Câmara, Odelmo Leão (MG), ameaçou ontem destituir Talvane Albuquerque (AL) da CCJ por ter dito que votaria contra o parecer de Prisco.
Leão chegou a apresentar o requerimento de destituição do deputado alagoano ao presidente da CCJ, Roberto Magalhães (PFL-PE), mas ele não foi aceito por depender de decisão do presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA).
O líder reclama que o governo não dá a devida atenção ao partido, que tem a terceira bancada da Câmara com 81 deputados.
"Não participamos das decisões de governo. Vemos o noticiário e constatamos que só PFL, PMDB e PSDB são ouvidos nas reuniões. Queremos ter participação política e não só ser chamados a apoiar o governo em determinadas circunstâncias", queixou-se Leão.
Ontem de manhã, durante café da manhã com o presidente Fernando Henrique e lideranças de outros partidos governistas, o líder do PPB no Senado, Epitácio Cafeteira (MA), cobrou maior participação do seu partido no governo.
Cafeteira disse que o convite para a reunião o deixou honrado. Isso porque estavam presentes apenas representantes de legendas governistas e ele não considera que o PPB seja uma delas, já que não tem cargos no governo.
Segundo relato do senador e de líderes presentes, FHC teria respondido que o PPB não está no governo porque não quer e nunca pediu cargos. Cafeteira reagiu dizendo que era anti-ético pedir cargos e que FHC, como "dono" dos empregos, é que deveria chamar o partido e oferecer a participação.

Texto Anterior: Relator divide emenda sobre demissão; votação é adiada
Próximo Texto: BC analisa usar dinheiro do compulsório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.