São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai relação candidato/vaga para os cursos da Fuvest

LARISSA PURVINNI; GERALDO MAGELLA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) registrou queda na relação candidato/vaga para nove dos seus 13 cursos mais concorridos (veja quadro abaixo).
A maior queda ocorreu no curso de publicidade e propaganda, que permanece o mais concorrido: em 96, cada vaga será disputada por 63 candidatos. Em 95, eram 84.
O número total de inscritos caiu 11,8% em relação a 95. Entre os candidatos "reais" a queda foi de 14,4% -descontando os treineiros (candidatos que não terão concluído o colegial até a matrícula).
Para quem já estava comemorando a queda, o vice-diretor da Fuvest, José Atílio Vanin, avisa: "Que nenhum candidato pense que essa queda significa que o vestibular ficou mais fácil."
Nem sempre a menos concorrência significa acesso mais fácil. No exame passado, a maior nota de corte -número de pontos mínimo para passar à segunda fase- foi a de medicina (29 candidatos/vaga): 91 pontos em 160.
Para publicidade, o mais concorrido (84 candidatos/vaga), a nota de corte foi menor: 79 pontos.
Artes cênicas (bacharelado), com 25 candidatos/vaga, teve nota de corte 70, a mesma de turismo, com o dobro de candidatos.
Quatro carreiras tiveram aumento na procura: administração, medicina, odontologia (USP-Ribeirão Preto) e fisioterapia (UFSCar).
No caso de administração, o aumento na relação candidato/vaga foi provocada pelo desligamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas) do vestibular da Fuvest.
Com a saída da GV, que passou a realizar seu próprio exame, houve uma redução no número de vagas, que passou de 400 para 200.
O "treino" também ficou mais acirrado: neste ano 16,5% dos inscritos são treineiros. No ano passado, eles eram 12,2%.
Participam do exame da Fuvest: USP (Universidade de São Paulo), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Texto Anterior: Candidata pensa que disputa será mais difícil; Prazo para inscrição termina na sexta-feira; Efei encerra inscrições para sua prova amanhã; CONTAGEM REGRESSIVA
Próximo Texto: Folha e Objetivo fazem simulado no domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.