São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Lisa Ono traz bossa nova direto do Japão

ANA PAULA ALFANO

A cantora, que faz sucesso no Japão, lança no Brasil o disco "Minha Saudade", uma parceria com João Donato

Show: Minha Saudade
Com: Lisa Ono e João Donato
Onde: Supremo Musical (r. Oscar Freire, 1.000, tel. 852-0950)
Quando: de hoje a dom, às 21h e 23h
Quanto: R$ 25

Uma paulista, filha de japoneses, que mora no Japão há 20 anos e faz sucesso cantando músicas brasileiras com sotaque carioca. Este é o perfil de Lisa Ono, que se apresenta de hoje a domingo, ao lado do músico João Donato, no Supremo Musical.
Esta é a primeira vez que ela faz um show em São Paulo e sua estréia no Brasil aconteceu apenas na semana passada, no Rio de Janeiro. Isto não quer dizer, no entanto, que Lisa está no início da carreira.
"Minha Saudade", que ela lança no mercado brasileiro durante as apresentações em São Paulo, é seu sexto disco. Todos os outros foram gravados no Brasil mas lançados apenas no Japão e venderam cerca de 100 mil cópias cada um.
A amizade de Lisa com o músico João Donato começou por acaso, em 1989. "Eu estava assistindo TV e a vi cantando uma música minha num daqueles programas para a colônia japonesa", explica Donato. "Gostei muito da voz dela e fui procurá-la."
A cantora diz que há muito tempo incluiu as canções de João Donato em seu repertório e que os japoneses adoram. "Eles são fãs do som brasileiro e chegam a cantar alguns refrãos em português".
Ainda pequena, Lisa aprendeu a apreciar o gênero que consagrou a música brasileira no exterior, a bossa nova. Seu pai foi empresário de Baden Powell e sempre esteve envolvido com música.
No Japão, sua carreira começou em um restaurante e logo passou a clubes de jazz. "Mas eu nunca gostei de jazz. Eles me deixavam cantar a bossa nova", explica.
A idéia de gravar com João Donato veio de uma brincadeira. "Ela me pediu algumas músicas inéditas. Eu me empolguei e entreguei meia dúzia de fitas para ela ouvir e disse, brincando, que dava para gravar um disco inteiro de João Donato", diz o músico. "Ela achou genial."
O nome "Minha Saudade" vem da música composta, no início dos anos 50, com João Gilberto. No disco, entre os clássicos estão "A Paz" (feita com Gilberto Gil), "Brisa do Mar" e "A Rã" (parceria com Caetano Veloso).
Os músicos que acompanham Lisa Ono e João Donato no show são Robertinho Silva, na bateria, Adriano Giffoni, no baixo, e Paulo Malaguti, nos teclados.

Texto Anterior: Série traz desenhos de artistas brasileiros em álbum para colorir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.