São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Águas e grutas marcam cidade do Amazonas

ANDRÉ MUGGIATI
ENVIADO ESPECIAL A PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM)

Há mais de cem razões para visitar Presidente Figueiredo (107 km ao norte de Manaus). São dez grutas e mais de uma centena de cachoeiras existentes dentro dos 24,7 mil km2 do município.
A mais alta, do Santuário, tem 18 metros de queda e a mais ampla, Natal, 54 metros de largura.
Além de desabarem freneticamente, as águas de Presidente Figueiredo formam corredeiras intermináveis, fazendo a festa dos praticantes da canoagem.
A região propicia ainda quedas exóticas, como a da Pedra Furada, cuja corredeira atravessa um furo numa rocha e despenca como uma ducha do teto de uma gruta.
Atual paraíso de cachoeiras, a região é toda constituída de sedimentos marinhos. Esteve coberta por mar há milhões de anos.
As formações rochosas tornam o terreno acidentado e enfeitam as trilhas. Caprichosamente, a natureza esculpiu na cidade a face de um índio em uma rocha e imensos arcos rochosos.
As trilhas são ideais para sentir os mistérios da selva amazônica.
Sobre as pedras correm centenas de pequenos riachos e abraçam-se as raízes de árvores de mais de 20 metros de altura.
É possível ser surpreendido, durante a caminhada, por uma revoada de araras multicoloridas.
A prefeitura de Presidente Figueiredo mantém o registro de 30 cachoeiras mais conhecidas, onde se vai acompanhado por guias.
Para chegar a algumas delas são necessárias horas de barco e caminhada. Em outras -como a do Santuário e a de Iracema, que estão entre as mais belas-, há acesso de carro.
Os que preferem aventura podem sair atrás de quedas-d'água desconhecidas. Só neste ano, quatro cachoeiras foram encontradas.
A cidade possui boas opções em hotéis, pousadas e restaurantes.
Também começa a se preparar para receber um fluxo maior de turistas com o asfaltamento, nos próximos meses, da estrada que une a cidade a Manaus (AM).

Texto Anterior: Pequim lembra a história das dinastias
Próximo Texto: Banhos de cachoeira aliviam calor de 40oC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.