São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
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Festa movimenta R$ 25,2 milhões no Recife

ELÓI DE OLIVEIRA
ENVIADO ESPECIAL AO RECIFE

Animados por bandas como Chiclete com Banana e cantores como Daniela Mercury, 14 blocos vão desfilar por oito horas cada.
O Recifolia reúne desde a axé music baiana, popularizada a partir de 90, até o tradicional frevo pernambucano e inclui cabo a linha, forró, reggae, samba, timbalada e pagode.
Os desfiles começam às 21h do dia 26 com o bloco Balança Rolha e o cantor Ricardo Chaves. O ápice é o dia 28, quando se apresenta o maior número de blocos: 14.
Para participar, o folião tem que comprar um kit básico que inclui nove itens e custa de R$ 40 a R$ 240, dependendo do bloco escolhido (veja quadro abaixo).
A compra do Kit dá direito a desfilar do lado, atrás e na frente dos trios elétricos e ainda torna o folião sócio do bloco para show durante o resto do ano.
Cada bloco criou uma estrutura de segurança para os desfiles. Os chamados "cordeiros", cerca de 800 nos blocos maiores, impedem a entrada de "intrusos".
No interior de cada bloco, outros cem "patrulhas" fazem o controle dos excessos. Ninguém entra ou sai do bloco na avenida.
Os blocos oferecem ainda bar e banheiros móveis e serviços de atendimento médico com cobertura de gastos de até R$ 4.000.
O folião que não conseguir comprar o kit (as vendas começaram em maio) ou não quiser desfilar com os blocos pode só assistir aos desfiles.
A Sucesso Promoções, organizadora do evento, colocou 204 camarotes e 10 mil arquibancadas, para atender esse público.
Os preços variam de R$ 5 -arquibancadas para o dia 26- até R$ 2.500, camarotes para 20 pessoas por quatro dias.
O percurso do desfile é de 2,5 km a partir do hotel Jangadeiro até o bar Bargaço. A apoteose acontece nos 180 metros finais, em frente aos camarotes.
Chiara Macêdo, diretora do Sucesso, diz que o Recifolia surgiu da necessidade de movimentar a cidade na baixa estação.
A idéia foi inspirada nos 12 Carnavais fora de época existentes no Nordeste e que começaram em Campina Grande, na Bahia, nos sábados de aleluia há cinco anos.
Em três anos, os números confirmam o sucesso: este ano o evento movimenta R$ 25,2 milhões na cidade e gera 4.500 empregos diretos e 12,5 mil indiretos.
A expectativa da prefeitura é de que 1,5 milhão de pessoas participem do Recifolia deste ano, contra 500 mil do primeiro evento em 93.
O jornalista ELÓI DE OLIVEIRA viajou a convite da Sucesso Promoções e da Vasp

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