São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Síndrome de Down pode ser causada por proteína

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores do Instituto Whitehead (EUA) descobriram uma proteína que pode ajudar a entender defeitos genéticos como a síndrome de Down. A pesquisa foi publicada na revista "Cell".
Segundo eles, a proteína, chamada ME-S332, foi encontrada em células de moscas de frutas.
Ela funciona como uma cola que mantêm unidas estruturas celulares chamadas cromossomos, responsáveis pela transmissão de características hereditárias.
Em geral, as células sexuais se dividem e originam células-filhas com metade do número total de cromossomos (os óvulos e espermatozóides). A proteína só deixa os cromossomos se separarem no momento dessa divisão.
Na fecundação, óvulo e espermatozóide se unem, recuperando o número original de cromossomos.
"Mas a divisão é sujeita ao erro, e assim muitas mulheres grávidas podem ter um bebê com o número errado de cromossomos", disse Terry Orr-Weaver, um dos autores do trabalho.
A síndrome de Down é causada por um erro na divisão dos cromossomos entre as células-filhas. O bebê gerado, em vez de ter dois cromossomos 21, têm três. O defeito afeta uma em 700 crianças.

Texto Anterior: Documento incrimina indústria do cigarro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.