São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Editora lança fitas cassete com resumo de obras pedidas pela Fuvest

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

A editora Melhoramentos está lançando audiolivros com resumos de cinco obras indicadas pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
A editora transformou em fita cassete "Dom Casmurro", de Machado de Assis, "Memórias de Um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, "A Cidade e as Serras", de Eça de Queiroz, "Lira dos Vinte Anos", de Álvares de Azevedo e "Sonetos", de Bocage.
As fitas vão custar R$ 12,50 e serão vendidas em livrarias, supermercados e bancas de jornal.
Com duração de 40 minutos, cada fita traz uma apresentação, com biografia do autor e comentários críticos de cada estilo. Em seguida, o candidato ouve trechos do livro interpretado por atores.
O professor José Luiz Amzalak, 37, um dos coordenadores do projeto, diz que as adaptações respeitam o conteúdo das obras. Entretanto algumas liberdades foram tomadas ao caracterizar personagens.
Em "A Cidade e as Serras", o criado Grilo, que vive em Paris, tem sotaque nordestino. "Adaptamos para ficar mais engraçado".
O garoto-propaganda da campanha de lançamento é o surfista Peterson Foca, personagem do programa "Os Sobrinhos do Athayde", da rádio 89 FM.
Ele recomenda o produto com frases do tipo: "É expressionante. Sem ler, que eu não curto, e sem pensar, que eu não consigo, já conheço tudo esses cara" (sic).
O gerente comercial da editora, Márcio Nogueira, 41, afirma que as fitas não vêm substituir os livros porque "poucos lêem."
"Quem acha que, em cinco horas, vai substituir anos de leitura está enganado", diz o vice-diretor da Fuvest, José Atílio Vanin.

Texto Anterior: Concurso de sushiman reúne especialistas; Penha promove Feira de Flores e Plantas; Marquise do Ibirapuera terá 200 estandes; Iguatemi monta casa mal-assombrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.