São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlanta e Cleveland iniciam decisão do título profisional nos EUA hoje

SÍLVIO LANCELLOTTI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Começam hoje, no Fulton County Stadium, de Atlanta (EUA), as mais empolgantes e, talvez, dramáticas "World Series" em muitas décadas.
Nas "Series" se decide o título do beisebol profissional no mundo e, desta vez, inúmeras singularidades encantam a sua realização.
Inauguradas em 1903, no ano passado, por exemplo, as "Series" ineditamente não aconteceram, canceladas por causa de uma grave monumental de jogadores.
Agora, antepõem os Índios, de Cleveland, campeões da Liga Americana, que disputam o evento desde 48, e os Bravos, de Atlanta, ganhadores da Liga Nacional, sem um sucesso desde 57, quando se chamavam Milwaukee Braves.
Nos EUA, os clubes trocam de sede e de cidade sempre que obrigados por motivos comerciais.
Desde os meados dos anos 80, o dono dos Bravos é o bilionário Ted Turner, dono da rede CNN, casado com a atriz Jane Fonda.
Ambos notabilizaram com a sua torcida as duas últimas aparições do time nas "Series", em 1991 e em 1992, derrotas para o Minnesota Twins e o Toronto Blue Jays.
Ganhará o título o time que completar quatro vitórias num máximo de sete jogos. As duas primeiras acontecem em Atlanta. Depois, o evento se transfere para Cleveland, outros três combates eventuais.
Caso seja necessário, as "Series" retornam, enfim, a Atlanta, com suas duas pelejas derradeiras.
O time de Atlanta é levemente favorito por causa da qualidade superior dos seus "pitchers", os seus arremessadores.
Além de Greg Maddux, o melhor na posição, o treinador Bobby Cox também dispõe de outros astros, como John Smoltz, Steve Avery e Tom Glavine. Mike Hargrove, o mister dos Índios, precisa confiar em veteranos como Dennis Martinez, 43, e Orel Hershier, 37.

NA TV
TVA-ESPN e Fox, ao vivo, às 21h

Texto Anterior: NBA aplica multas a times e jogadores
Próximo Texto: Ligas usam regras diferentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.