São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
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Como montar um varejão de frutas e verduras?

Helena M. da Silva - São Paulo, SP

Os produtos vendidos no varejão são o principal ponto para fazer o negócio dar certo e render lucros.
Para comprar bem, o primeiro passo é conhecer profundamente o sistema de comercialização dos armazéns estaduais.
O empresário deve evitar intermediários, comprando diretamente do produtor.
Para garantir um bom resultado, os varejões, além da boa compra, devem ser localizados em grandes avenidas, para não depender de um único bairro.
O negócio precisa ser instalado em loja ampla, bem iluminada e com higiene impecável.
O empresário deve procurar vender um grande volume de mercadorias. Os ganhos vêm com o giro do produto e não do preço. Lucro líquido de 6% é considerado excelente pelos empresários do setor.
A instalação de um varejão não exige muitos equipamentos. O galpão deve ter pelo menos 200 m².
São necessários 20 balcões expositores, que devem ser adquiridos em empresas especializadas, dois caixas de supermercado, duas balanças eletrônicas com etiquetas de preços, dez carrinhos e dez sacolas de arame.
O investimento inicial é de até R$ 25 mil, suficiente para adquirir equipamentos (R$ 15 mil). O empreendedor vai precisar ainda de R$ 5 mil a R$ 10 mil para o capital de giro das primeiras compras.
A taxa de retorno desse tipo de negócio costuma ser baixa -de um ano e meio.
O faturamento fica entre R$ 8 mil e R$ 15 mil, dependendo do tamanho e da localização do varejão.
Esse tipo de negócio, também chamado de sacolão, surgiu na década de 70 em Belo Horizonte (MG) e se espalhou por várias regiões do país.
O sistema está renovando o varejo de hortifrutigranjeiros e concorrendo com as tradicionais feiras livres.

PARA SABER MAIS
Ceagesp - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (antigo Ceasa), av. doutor Gastão Vidigal, 1.946, tel. 835-8400.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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