São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuários reclamam da TV paga

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda descontrolada de assinaturas atingiu os consumidores de TV paga. Enquanto as empresas comemoram o crescimento do setor, usuários reclamam do atendimento, da prestação de serviços e da qualidade do produto.
Desde janeiro, o Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) recebeu 67 reclamações envolvendo as principais empresas do setor -durante o ano passado 58 queixas foram registradas.
A líder no ranking das reclamações em São Paulo é a Multicanal -que responde por 42 dos 67 casos deste ano. A Net ficou com 16 queixas e 9 usuários da TVA recorreram ao órgão.
A justificativa do setor é a aceleração das vendas depois da implantação do Plano Real. O mercado cresceu tanto que surpreendeu as principais empresas -nenhuma delas estava suficientemente estruturada para atender à demanda.
Entre as usuárias insatisfeitas com a TV paga está a publicitária Alessandra Fragata, 26. Desde que assinou a TVA, há um ano, mais de dez técnicos já visitaram seu apartamento na Bela Vista, região central de São Paulo.
"Até hoje, ninguém resolveu o problema. Pago por dois canais e só recebo um. E ainda, muito mal", afirma.
Alessandra só não entende porque a qualidade da imagem era boa durante o mês promocional da TVA. A empresa ofereceu gratuitamente por um mês o canal HBO para todos os moradores do prédio.
"Só mais tarde, depois da assinatura, é que os técnicos nos avisaram quanto aos problemas de transmissão", diz.
Segundo a publicitária, a empresa culpa a localização do prédio pelos chuviscos na imagem. A TVA opera com TV a cabo, transmissão por microondas e em UHF.
Como a Bela Vista não está totalmente cabeada, a solução foi optar pela transmissão por microondas. "Eles deveriam ter avisado que o sistema não funciona bem em locais com muitos prédios", diz.
Outro problema que os usuários têm enfrentado é a demora na instalação. A autônoma Solange Aparecida Gonçalves dos Santos, 35, assinante da Multicanal, cansou de ligar para a empresa reclamando do atraso.
A instalação estava prometida para o dia 25 de setembro e só foi realizada na última segunda-feira, depois que a reportagem da Folha entrou em contato com a empresa.
Como a assinante mora em Santos, os técnicos justificavam a demora dizendo que a região estava com problemas de cabeamento. A Multicanal só vende TV a cabo. "Mas a minha vizinha já é assinante há muito tempo", diz.
Os consumidores reclamam ainda da assistência técnica e da dificuldade de entrar em contato com as empresas para solicitar serviços. É preciso ter paciência na hora de ligar para a central de atendimento.
"Os telefones estão sempre ocupados", afirma a médica Heloisa Barros Fuller, 37, assinante da Net (de TV a cabo). No início de setembro, ela pediu um aparelho decodificador e até agora não foi atendida.
Quando fez a assinatura, há oito meses, Heloisa tinha um aparelho de TV com entrada para cabo. "O técnico levou de volta o decodificador dizendo que não seria necessário. O problema é que eu mudei de TV e agora preciso do aparelho", conta.

Texto Anterior: Paulistano acha que Rede Globo melhora a cada ano
Próximo Texto: TVA é a mais antiga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.