São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
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Empresas reconhecem problema

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A TVA, a Net e a Multicanal, principais empresas de TV paga do país, reconhecem os problemas e prometem melhorias, em especial no setor de atendimento a assinantes.
A TVA aumentou de 64 para 120 o número de linhas telefônicas e ampliou o horário de atendimento. Em São Paulo, a empresa oferece serviço 24 horas -no primeiro semestre, o horário era limitado das 8h às 22h.
"Estamos nos esforçando para equalizar a capacidade de atendimento com a demanda", diz Walter Longo, 44, diretor-superintendente da TVA, uma empresa do Grupo Abril.
O diretor reconhece uma "queda na qualidade de serviços" no último ano. "Com a entrada do Plano Real, em julho do ano passado, houve um grande salto nas vendas e foi impossível manter o padrão", afirma.
Segundo Longo, a TVA vendeu uma média de 6.000 assinaturas por mês no ano passado e, só em abril deste ano, a empresa vendeu 30 mil. "Alguns usuários tiveram problemas no primeiro semestre, mas a situação já melhorou", afirma.
Na Multicanal, o diretor-geral José Luiz Andreucci Júnior, 39, diz que a empresa vem tomando providências desde o início do ano para diminuir o número de usuários insatisfeitos.
"Já investimos US$ 500 mil em nossa central de atendimento a assinantes", diz. A empresa também implantou um serviço 24 horas de assistência técnica.
Quanto às reclamações registradas no Procon, o diretor da Multicanal considera o número "desprezível". "Para quem tem 90 mil assinantes em São Paulo 87 queixas (45 em 1994 e 42 até o início deste mês) é muito pouco."
Carlos Alberto Borgneth, 52, diretor comercial da Net São Paulo, diz que o setor de atendimento da empresa está sendo ampliado em 50% (com um aumento de 40% de linhas telefônicas).
"O mercado vem crescendo cerca de 10% ao mês", afirma Borgneth. Mas o diretor garante que a empresa cumpre 95% dos prazos de instalação. "Reduzimos a entrega de 90 dias para até 60 dias", completa.
O prazo varia de uma empresa para outra. A TVA estipula um período de 15 a 20 dias para a prestação do serviço. Já a Multicanal divulga o prazo de 72 horas.
"Quando o prédio já tem estrutura para TV a cabo, a instalação pode levar apenas 48 horas", diz Andreucci, da Multicanal.
(EG).

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