São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incra e MST se reúnem hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Incra, Francisco Graziano, reúne-se hoje, às 10h, em Sumaré (130 km a noroeste de São Paulo), com a direção nacional dos MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) para tentar um acordo amplo com os sem-terra.
Pela primeira vez, o encontro será realizado em "território do MST", um assentamento de famílias camponesas.
Os trabalhadores sem-terra -por intermédio de dirigentes como João Pedro Stedelli e Gilmar Mauro- vão apresentar diretamente ao governo uma agenda de 12 pontos que consideram essenciais para reduzir a violência no campo.
Entre os itens da pauta do MST está a não-utilização de força policial na reintegração de posse de áreas ocupadas por sem-terra.
O chefe do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) deve reforçar a intenção de manter um cronograma de audiências regionais com o MST.
O objetivo do governo é diminuir a tensão no campo, hoje o problema social de politicamente mais urgente do governo de Fernando Henrique Cardoso.
Graziano quer colocar, frente a frente, representantes do Incra e dirigentes do MST em cada Estado em que a entidade sem-terra atua para discutir soluções para o problema fundiário.
Os fazendeiros -na verdade, posseiros de terras públicas- do Pontal do Paranapanema denunciaram a "exportação de desempregados" e de sem-terra do norte do Paraná para São Paulo (leia reportagem ao lado).
A Folha apurou que catadores de laranja de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de São Paulo) também estão correndo para o Pontal do Paranapanema em busca de terra.

Nova área
O Incra recebeu na sexta-feira da Justiça Federal em São Paulo as posses das fazendas Faxinal e Matão, em Rancharia (SP).
O governo assentou ali 234 famílias. Os donos alegam que as fazendas são produtivas e vão entrar com recurso contra a decisão judicial.

Texto Anterior: Para produtor, Incra incentiva desrespeito à lei
Próximo Texto: Direção do PT vai a confronto com esquerda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.